Veja como calcular quantidade de tijolos para a sua obra

Saber como calcular a quantidade de tijolos para uma construção ainda é uma dúvida muito recorrente para os profissionais deste segmento, mesmo com o surgimento de aplicativos que ajudem nesse cálculo. Pensando nisso, trazemos um artigo que explica sem complicações a melhor forma de definir o número de tijolos por metro quadrado. Confira!

Calcular quantidade de tijolos sem dor de cabeça

Determinar esse número não é uma tarefa complicada, entretanto, caso não tenha cuidado, pode acabar comprometendo o orçamento da obra. Para começar a explicação, vamos entender quais são as medidas dos principais tipos de tijolos?

Medidas dos tijolos

Existem vários tipos de tijolos: cerâmicos; fabricados em concreto; tijolos ecológicos; celulares, vidro; adobe; entre outros. Porém, nesse artigo vamos focar no mais popular: o cerâmico, utilizado frequentemente na construção civil. Quando falamos em tijolos cerâmicos, as medidas mais comuns são os de 9x19x29cm e os de 9x19x19cm.

Para o exemplo de hoje, vamos adotar o tijolo de 9x19x29cm.

Calculando tijolos por m²

Pense em uma casa simples, com apenas 3 cômodos: quarto, cozinha e banheiro. O primeiro passo é calcular o perímetro de toda a edificação. Ou seja: deve-se somar todos os comprimentos dos espaços da casa. Não esqueça de incluir todas as paredes da casa na conta.

Na sequência, calcule a área total de tijolo que será utilizado. Para isso, multiplique o perímetro total calculado anteriormente pela altura do pé direito. Na maioria das vezes, o pé direito é definido em 2,70 m. Agora, antes de definir a quantidade de tijolos a ser usada, é importante determinar quantos tijolos podem ser colocado em um m² de parede, considerando a espessura da argamassa. Para isso, vamos considerar uma fórmula matemática:

formula-calculo-tijolo-escola-engenharia

Créditos: Escolha Engenharia

Onde:

  • n = quantidade de tijolos
  • b1 = comprimento do tijolo
  • b2 = altura do tijolo
  • eh = espessura horizontal da argamassa
  • ev = espessura vertical da argamassa

Dicas para calcular quantidade de tijolos

  • Para não correr riscos de errar no cálculo, lembre-se de descontar a área das portas e janelas do cálculo da área total.
  • Em caso de paredes externas, é indicado o uso de tijolos mais largos, como os de 14x19x29cm.
  • Para o cálculo desse material, basta apenas seguir esse mesmo tutorial.

Essas foram nossas dicas sobre como calcular a quantidade de tijolos para a sua construção sem comprometer o orçamento da obra. Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus contatos como essa tarefa é importante!

Acompanhe nossas postagens toda semana e saiba mais sobre o segmento de construção civil e seus equipamentos.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.