Uso de EPI: Por que sua empresa deve investir?

O uso de EPI é frequentemente questionado, principalmente por trabalhadores que nem sempre querem utilizar os acessórios.

Entender a importâncias dos equipamentos de proteção é assegurar que as atividades desenvolvidas sejam feitas em segurança e conscientizar as pessoas sobre os benefícios de cada item.

Muitos acidentes podem ser evitados quando se segue à risca aquilo que determinam as normas e leis vigentes para a Segurança do Trabalho, além de ser um grande passo para a promoção de um ambiente seguro e que promove mais bem-estar às pessoas.

Neste artigo, vamos esclarecer o que é o EPI e listar os principais equipamentos. Ao final da leitura, você consegue identificar quais itens serão utilizados em sua empresa.

O que é EPI?

Você sabe o que significa EPI? É a sigla para Equipamento de Proteção Individual, que tem como objetivo proteger o trabalhador de acidentes previsíveis (como quedas, cortes, intoxicações etc.).

O uso de EPI é obrigatório?

A NR 6 é responsável por estabelecer em quais situações o uso de EPI é obrigatório, bem como ser de responsabilidade da empresa contratante oferecer os equipamentos aos colaboradores sem ônus aos salários deles.

O EPI é obrigatório quando as atividades desenvolvidas têm grandes riscos de ocasionar algum acidente ou dano à saúde/integridade física.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Há inúmeros Equipamentos de Segurança que estão aptos para uso de pessoas que exercem diferentes funções.

Abaixo, você confere alguns dos principais EPIs:

Abafador de ouvido

Abafador de ouvido em plástico

Capacete de proteção

Cinto de segurança paraquedista

Luvas de Proteção Individual

Máscara de Proteção

Óculos de proteção

Protetor auricular

Respirador de Segurança

Detalhamos o funcionamento de todos esses equipamentos em nosso artigo:

Tipos de EPIs: Saiba como usar cada item

Você pode ter à disposição os tipos de EPIs e proteger os seus trabalhadores. Deseja saber quanto será o seu investimento?

Peça agora um orçamento com a Degraus

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.