Tipos de fresadoras: Entenda as diferenças e qual o equipamento ideal

Existem vários tipos de fresadoras e seu uso é muito comum na indústria e na construção civil. Conhecer suas variações e as utilizações é importante para escolher a máquina fresadora mais adequada para as suas necessidades.

A fresadora é o equipamento utilizado para realizar o processo de usinagem mecânica em superfícies chamado de fresagem. Nele, as fresas moldam, fazem ranhuras, perfurações e outras operações de corte e modelagem em metais e demais materiais rígidos.

Continue a leitura e saiba mais!

Conheça os tipos de fresadoras e suas características

A distinção principal dos tipos de fresadoras é feita a partir da posição do eixo que fixa as fresas em relação à mesa de trabalho. Essas duas importantes partes se movimentam simultaneamente possibilitando o processo de fresagem da peça.

Fresadora Vertical

A fresadora vertical tem esse nome justamente por possuir uma coluna vertical posicionada perpendicularmente à mesa, o que pode realizar atividades em diferentes peças de trabalho.

Fresadora Horizontal

Já a fresadora horizontal utiliza uma fresa paralela à mesa de trabalho em que a peça é fixada, ou seja, horizontalmente.

Fresadora Universal

Uma outra variação, a máquina fresadora universal é um equipamento híbrido que pode usar fresa na vertical e horizontal e tem uma grande quantidade de aplicações.

Atenção especial aos tipos de fresas

Além dos tipos de fresadoras também é importante distinguir os tipos de fresas para acertar na hora da escolha.

As fresas são as ferramentas de corte e suas variações geram resultados como ranhuras, cortes e perfurações.

No geral, as fresas variam entre aquelas de perfil constante usadas principalmente em superfícies côncavas e convexas, e as planas, ideais para rasgos e cortes em superfícies planas. Existem, ainda, as angulares e as fresas para rasgos, para a utilização em ângulos e para a confecção de cortes, bem como as fresas com dentes de plástico e as para desbaste.

O que é fresagem?

Além de conhecer os tipos de fresadoras, também é importante entender o que é fresagem.

A fresagem também é chamada de fresamento e trata-se de um processo de usinagem realizado pela fresadora.  

Esse equipamento remove pequenas quantidades de metal e outros materiais em cada rotação das fresas e tem a função final de realizar cortes precisos, ranhuras, perfurações e modelagens.

A versatilidade e os vários tipos de fresadoras ampliam as utilizações desse equipamento de alta precisão e ampla utilização. Sua importância para a construção civil e a indústria também incentiva a pesquisa e a constante atualização e melhoramentos das máquinas, proporcionando novidades recorrentes.

 Fresadora de piso elétrica

Prova disso, é mais essa variação. A fresadora de piso elétrica é o equipamento usado para o tratamento de pisos.

Ela melhora a aderência e prepara o piso para a aplicação de revestimentos. A fresadora de piso elétrica também pode ser usada para recuperar pisos muito danificados.

Esse versátil equipamento também é muito útil para a manutenção do asfalto urbano, sendo usado para:

  • Criar ranhuras antiderrapantes;
  • Remover faixas de trânsito;
  • Camadas de graxa;
  • Óleo;
  • Borracha;
  • Tinta e outros materiais.

Assim como nos tipos de fresadoras usados para materiais menores, a fresadora de piso elétrica também possui variações de fresas para efeitos diferentes. O maquinário pode ser usado em concreto, asfalto e aço, e é muito usada para limpeza, remoção de materiais e texturização de pisos.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.