Tipos de EPIs: Manual de como usar cada item de segurança

Há trabalhos que exigem certos tipos de EPIs para que seja possível proteger o funcionário de possíveis acidentes ou riscos à integridade física.

Infelizmente, muitas pessoas ainda não utilizam os equipamentos por falta de informação ou por acharem que não há necessidade, mas não só há como é extremamente importante ter esses equipamentos de proteção.

Elaboramos esse manual para que você possa entender quais são os EPIs mais utilizados, como funcionam e quais trabalhadores devem usá-los.

Lista de Equipamentos de segurança

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório em ambientes classificados com insalubres, que desenvolvem atividades perigosas como:

  • Ruídos constantes;
  • Exposição aos agentes químico-biológicos;
  • Excesso de calor;
  • Radiações;
  • Vibrações etc.

São nesses locais que as pessoas mais precisam de proteção, pois os serviços realizados são importantes para a sociedade, mas não podem afetar diretamente a saúde.

Uma dica importante é analisar se o equipamento que deseja comprar possui o Certificado de Aprovação (CA), que é emitido pelo Ministério do Trabalho. Ele garante que os produtos foram fabricados em conformidade com as leis vigentes.

Luvas de Proteção Individual

As luvas de proteção são utilizadas em diversos ambientes. As que estamos falando aqui são aquelas específicas para trabalhos na Construção Civil, fabricadas com o intuito de proteger as mãos durante o uso de equipamentos perigosos.

Abafador de ouvido

Algumas atividades expõem os trabalhadores ao contato contínuo com ruídos acima do permitido. Para que não haja perda auditiva é fundamental o uso de abafadores, que conseguem reduzir consideravelmente o contato com o barulho. Ideal para operadores de máquinas e equipamentos.

Capacete de Segurança

Os capacetes de Segurança são utilizados em duas situações distintas: quando há contato com eletricidade e quando não há. Eles são utilizados para proteger a cabeça de sofrer traumatismos ocasionados por quedas de objetos. Essa precaução garante proteção à vida das pessoas em diferentes cargos e funções.

Cinto de segurança paraquedista

O cinto de segurança paraquedista é utilizado em atividades que envolvem altura como, por exemplo, pintura de um prédio, uso de andaimes etc.

Para uma proteção mais efetiva, o cinto deve ser acompanhado do Talabarte para amarrações que garantem a segurança das pessoas.

Máscara de Proteção

Ninguém deseja inalar poeiras, fumos, névoas ou substâncias nocivas à saúde, por isso, quando o trabalho exige o contato com esse tipo de situação é necessário utilizar máscaras de proteção como:

Máscara de proteção PFF-1

Máscara de proteção PFF-2

Óculos de proteção

O uso dos óculos de proteção consegue proteger os olhos de ter o contato direto com poeiras, vapores, soldas, entre outras situações que prejudicam a visão.

Eles são fabricados com um material mais resistente que os óculos de sol e devem ser utilizados por pessoas que executam atividades consideradas perigosas em curto, médio e longo prazo.

Protetor auricular

O protetor auricular é utilizado por todas as pessoas que estejam em contato com os ruídos constantes em fábricas e usinas, o que inclui clientes e visitantes que entrem nesses locais. Ele consegue adequar o barulho para níveis aceitáveis e não prejudiciais.

Respirador de Segurança

A qualidade do ar que as pessoas respiram influencia diretamente na qualidade de vida e na saúde.  Como sabemos, há trabalhos que deixam os trabalhadores expostos ao contato com agentes químicos, poeiras, entre outras substâncias que não podem ser inaladas.

O uso de respiradores de segurança é a barreira que impede o contato direto com esses agentes e torna as atividades mais seguras.

Fornecedores de EPI

A Degraus fornece EPIs para diversas empresas. Todos são validados e produzidos em conformidade com as leis de segurança para que possam desempenhar a proteção que os trabalhadores merecem.

Você pode solicitar seus Equipamentos de Proteção Individual por meio do nosso formulário.

Quero pedir um orçamento para EPI

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.