Sistemas construtivos: Quais os principais utilizados na construção civil?

Os sistemas construtivos existentes são de uma grande variedade e cada um com uma especificação diferente. No Brasil, quase todas as casas seguem o padrão da alvenaria convencional.

Mas você sabe o que significa e quais são os outros tipos? Para que possa entender exatamente os tipos de construção vamos te explicar cada um deles.

O que são sistemas construtivos?

Nós temos três tipos de sistemas construtivos principais: alvenaria convencional, alvenaria estrutural e parede de concreto.

Alvenaria convencional

É uma forma de estruturação da sustentação da construção de casas ou edificações com pilares, vigas e lajes de concreto armado. A alvenaria surge com a intenção de separar os espaços.

É a mais utilizada pela facilidade em mão de obra e pela flexibilidade no projeto de construção.

Alvenaria estrutural

Essa forma de construção se caracteriza pelo uso de blocos de concretos ou cerâmicos autoportantes como principal estrutura. Não conta com vigas e pilares, toda a força está nos blocos ou cerâmicos.

Diferente da alvenaria convencional, a estrutural exige um planejamento bem detalhado e não flexível, já que no projeto deve constar tudo o que será feito.

Além de um bom planejamento, a equipe responsável pela obra deve ser bem qualificada, pois qualquer leve desnível ou um bloco fora do lugar, a parede inteira pode cair.

Parede de concreto

As estruturas são feitas somente em concreto armado com auxílio de formas de madeira, que vão facilitar fixação do concreto.  Usado para construção em larga escala, já que as formas são difíceis e cara de se fazer.

Outros sistemas construtivos

Os outros sistemas menos utilizados, mas não deixam de ser tão interessantes quanto são o Wood frame e steel frame.

Estrutura de wood frame

A estrutura inteira é feita em madeira de reflorestamento – como pinus; eucalipto; araucária. São utilizados placas e perfis de madeira maciça e complementados com chapas de OSB (um painel de tiras de madeira envoltos por resina) e madeira autoclavada.

A estrutura inteira da casa pode ser feita com esse material e pode passar a impressão de fraca e instável, o que é um equívoco.

A estrutura de Wood Frame é extremamente resistente, pois os pesos são distribuídos igualmente e, além disso, são bem resistentes em relação a terremotos, bem mais que estruturas rígidas.

Além de ser uma forma mais veloz de construção.

Steel frame

Assim como Wood Frame, não há formas de estruturas mais elaboradas além da estrutura montada por perfis de aço galvanizado e cobertas por drywall ou madeira em placas cimentícias.

Independente da forma escolhida de sistema construtivo é importante ter uma equipe de confiança e materiais de qualidade, assim como a escolha das ferramentas ideais.

Os principais materiais que vão auxiliar a produção dos sistemas construtivos podem ser achados no site da Degraus.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.