Saiba Mais Sobre Compactador De Solo e Suas Vantagens

De maneira geral, o compactador de solo é usado para o adensamento de terra, areia, brita. Muito indicado para a preparação de bases, fundações, meio-fio de calçadas e entre outros — esse equipamento é muito utilizado na construção civil. Portanto, se você ainda tem curiosidade sobre o instrumento, veja o artigo que selecionamos e tire todas as suas dúvidas!

O que é um compactador de solo

 

Classificado como uma máquina que trabalha em movimento, o compactador de solo prepara os solos por meio da compactação. Dessa forma, depois que a compressão é feita, a superfície se apresenta de maneira plana, podendo receber o material para o encobrimento. 

 

O compactador de solo é geralmente muito utilizado na primeira fase da obra, em que normalmente o processo de preparo do terreno e terraplanagem está sendo executado — para o recebimento da fundação, aterros, meio-fios, valas, oleodutos, além da estrutura de tubos de instalação de esgoto e água. 

 

Tipos de compactadores de solo 

 

Como há diversas opções de compactadores de solo disponíveis no mercado, nós iremos falar apenas dos principais tipos — que são os mais utilizados. Dentre os modelos existentes, então os chamados de (Sapo, Sapino e Percussão — devido ao seu movimento). 

 

É possível encontrar também, compactadores de solo que funcionem com gasolina ou óleo diesel. Isto é, por meio da queima de combustível, não sendo grandes poluidores. Também é importante ressaltar que, não é recomendável abastecer o equipamento enquanto estiver ligado ou ainda quente — isso evita a ocorrência de qualquer tipo de dano. 

 

Alguns cuidados no uso

 

Atente-se para essas recomendações e evite problemas:

 

  • Nunca utilize o equipamento em locais fechados. Os motores de combustão geram monóxido de carbono — gás potencialmente mortal;
  • Não fume ou gere faíscas próximo à máquina. O equipamento faz o uso de líquidos inflamáveis e gases;
  • Evite compactar áreas próximas de valas, barrancos  e encostas, nos quais ofereçam riscos de desmoronamento ou deslizamento;
  • Quando estiver manuseando o equipamento, mantenha mãos e pés afastados das partes móveis da máquina — sempre utilizando os EPIs para realizar a operação (máscara, óculos, luvas e etc). 

 

Como adquirir o compactador de solo 

 

Logo após estabelecer qual o tipo de compactador de solo é o ideal para a sua necessidade, chegou o passo de definir como fazer a aquisição do material.  O aluguel de equipamentos é muito vantajoso para quem está iniciando uma obra. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de sempre usar novos produtos — e de última geração.

 

Diferentemente de adquirir um maquinário, ao optar pelo aluguel, você não terá prejuízos com a depreciação do equipamento, sua perda de valor, manutenções constantes e além de gastos com assistência técnica especializada.

 

Bem mais vantajoso concorda? 

 

Onde alugar o compactador de solo? 

 

Fique tranquilo, pois temos uma ótima sugestão! Se ainda não conhece os nossos serviços, saiba que as melhores opções de equipamento de compactação de solo você encontra no Grupo Degraus.  Dentre as opções temos compactador de solo, placas, rolos vibratórios movidos a diesel ou gasolina, e entre outros. Acesse o nosso site e faça a melhor escolha! 

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.