Saiba Como Funciona um Vibrador de Concreto na Construção Civil

Você sabe como funciona um vibrador de concreto? Ou melhor, você sabe o que é esse importante equipamento de construção civil? O nome com certeza não é muito popular, mas o vibrador para cimento é essencial principalmente para construções com concreto armado. Se quiser aprender mais sobre o item, continue lendo nosso artigo.

Para o quê serve o vibrador de concreto?

O vibrador de concreto é importante para adensar o concreto colocado em uma determinada superfície, impedindo assim, o surgimento de bolhas dentro desse molde. Isso é fundamental, uma vez que as bolhas comprometem a resistência, a impermeabilidade e a durabilidade dos moldes.

Mas como o vibrador de concreto funciona? Simples: o equipamento é imerso no concreto ainda fresco e gera impulsos de vibração por meio da rotação de um excêntrico no interior da ferramenta. Tanto a frequência, quanto a amplitude dos vibradores definem a intensidade do equipamento. Ou seja: antes de escolher o seu modelo, se atente às suas especificidades.

Adensamento de concreto: por que fazer?

O adensamento do concreto é uma técnica utilizada na construção civil, durante a concretagem da obra para construir lajes, vigas, alicerces, colunas e pavimentações. Basicamente, o método consiste na movimentação do concreto para eliminar espaços vazios, excesso de água do interior da massa e bolhas de ar, deixando o conteúdo mais compacto, a sua superfície mais lisa, plana e estática.

A principal vantagem desse procedimento é o fato dele garantir mais durabilidade às estruturas. A vibração evita que a mistura fique porosa e desigual, ou seja, influencia diretamente na resistência. Além disso, ele confere mais aderência e densidade ao concreto, diminui a variação de volume e evita o aparecimento de rachaduras.

Cuidado ao utilizar a ferramenta

O principal cuidado é: saiba que nem todos os motores vibratórios são indicados para qualquer concreto. Portanto, escolha de acordo com as particularidades do serviço a ser executado. Ademais, lembre-se que o uso incorreto da ferramenta afeta diretamente a qualidade do concreto armado. Por exemplo: utilizar exageradamente o vibrador pode provocar segregação do concreto.

Essa foi nossa explicação sobre como funciona um vibrador de concreto. Caso deseje reduzir custos, entre em contato com a gente, nós temos as melhores opções.

Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus contatos a importância de investir em ferramentas de qualidade! Acompanhe nossas postagens toda semana e saiba mais sobre ferramentas elétrica/veículos para construção civil e seus usos.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.