Riscos Ambientais Nr 9 — Veja O Que Diz A Norma

É dever de toda organização proporcionar um local de trabalho e uma rotina saudável aos seus colaboradores. Com o objetivo de regulamentar tais ações, os riscos ambientais Nr 9 são fundamentais. Portanto, se você tem dúvida sobre como manter a sua empresa longe de riscos, neste artigo abordamos detalhes sobre a norma. Entenda e previna-se! 

 

Entenda os riscos ambientais Nr 9

São considerados riscos ambientais pela Nr 9, os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho — que em função da sua natureza, intensidade, ou tempo de exposição — são capazes de ocasionar danos à saúde dos colaboradores. 

 

Veja alguns exemplos: 

 

  • Da sua natureza: O agente é capaz de causar danos, apenas pelo simples fato de existir no ambiente de trabalho; 
  • De sua concentração / intensidade: O dano é ocasionado por meio da sua concentração ou intensidade ultrapassar determinado limite — chamado de limite de exposição ou de tolerância. 
  • Do tempo de exposição do trabalhador ao agente: Neste caso, o tempo que o colaborador ficou exposto ao agente foi maior que o período limite — sendo responsável por causar o dano. 

Como fazer a identificação dos riscos?

 

Além da nomeação de cada tipo de risco, a verificação deve conter mais detalhes:

 

  • a determinação e a localização da fonte geradora;
  • dos meios de propagação e da trajetória pelo ambiente;
  • a identificação dos trabalhadores expostos e das atividades por eles realizadas;
  • e a verificação da ocorrência de danos à saúde e das medidas de controle já utilizadas.

 

Faça a sua parte

Entender quais são os riscos ambientais Nr 9, é de extrema importância para melhorar a produtividade e as condições de trabalho dos colaboradores — evitando o surgimento de doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho. Veja o que diz a norma completa, e comece a implementar as mudanças no seu estabelecimento hoje mesmo.

 

Aqui no Grupo Degraus, você encontra os melhores conteúdos para manter sua empresa sempre segura e atualizada — não deixe de acompanhar o nosso blog

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.