Qual é a melhor serra circular: Compare o custo-benefício

Para saber qual é a melhor serra circular, você precisa levar em consideração uma série de fatores e identificar o modelo que mais responde às atividades que serão feitas com a ferramenta.

As serras circulares são ferramentas utilizadas para corte de madeira, acrílicos e algumas são capazes de cortar ferro. Entretanto, com diferentes opções para que você adquira o produto certo, nós vamos te ajudar com informações relevantes.

Como saber qual é a melhor serra circular?

As serras circulares variam em potência de acordo com o material indicado para seu corte. Podendo realizar o serviço com um corte feito de forma limpa, precisa e rápida.

Outra característica da ferramenta é a possibilidade de realizar cortes retos e em diferentes ângulos.

Avaliar qual serra traz mais vantagens em relação ao custo-benefício depende inteiramente do tipo de serviço que você quer fazer.

Se no momento a necessidade é o corte de mármore, então a variação de opções para você diminui drasticamente.

O mármore é um material mais sensível e as serras que podem realizar seu corte são menos bruscas. Já a madeira, por ser menos propensa a formação de lascas, precisa de mais firmeza no corte.

As diferenças vão além do material, as serras que cortam madeira costumam ser “dentadas”, já as para mármore são lisas, assim como para corte de ferro.

Serra circular para madeira

As serras circulares para corte de madeira são as ferramentas elétricas mais resistentes da linha de serra circular.

Com capacidade para corte de madeira dura de forma precisa e leve a serra circular madeira 9 1/4 possui “dentes” largos. Com essa forma de lâmina, a resistência para trabalhos em obras ou oficinas pesadas aumenta.

Mesmo em um material mais denso, a serra mantém uma alta velocidade, fator que otimiza o tempo de trabalho. Os cortes podem ser ajustados até 67 mm de profundidade. A potência da serra é de 1.600 W (watts).

Já a serra circular madeira 7 1/4 possui “dentes” menores e em maior quantidade, ideal para trabalhos longos. Seu tamanho é mais compacto e leve para diminuir a sensação de fadiga.

Por ter um baixo nível de vibração, seu corte é realizado de forma mais precisa e com menos chances de lascar a madeira. Ainda conta com a função soprador frontal turbo.

A profundidade máxima do corte é de 65 mm e a potência total de 1.800 W (watts).

Serra circular para corte de mármore

Diferentes das serras para corte de madeira, as serras circulares para mármore são bem mais leves, uma variação de mais ou menos 2 kg, e potência também reduzida – 1.450 W (watts).

Por ser leve é de fácil manuseio e indicada para trabalhos domésticos, assim como para serviços mais profissionais. Para trabalhar com essa ferramenta utilizando sua potência máxima prefira cortes restos.

Diferentes tipos de materiais podem ser cortados pelo modelo de serra circular mármore 4 1/2 sem danificar a ferramenta.

  • Pedras;
  • Pisos;
  • Cerâmicas;
  • Telhas;
  • Entre outros.

A profundidade máxima do corte é de 40 mm.

Quais as regras de segurança para uso da serra circular?

Como qualquer outra ferramenta, as serras circulares exigem um cuidado especial do utilizador para garantir sua integridade física.

Antes de iniciar qualquer trabalho com as serras, verifique o estado da lâmina. Caso esteja rachada, fissurada ou desgastada troque imediatamente antes do uso. E mantenha sempre a carcaça protetora da lâmina abaixada.

O primeiro ponto de extrema importância para segurança é manusear a serra no mínimo a 3 metros de distância das bordas da bancada que você estiver utilizando.

Ao realizar o corte de madeira retire qualquer material metálico da superfície. Um prego, por exemplo, pode danificar a lâmina ou provocar uma perda de controle da ferramenta e causar um grave acidente.

Garanta que os fios que ligam a rede elétrica são cabos anti-umidade. Evite colocar a serra em superfície com qualquer vestígio de água.

Por segurança pessoal nunca se esqueça de materiais como:

Compreendendo as diferentes funções e qualidades de cada serra é um passo facilitador para conseguir definir qual melhor serra circular. É possível encontrar as serras circulares e seus discos no site da Degraus.

Leia também:

Escoramento de laje: Tudo que você precisa saber durante uma obra

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.