Projeto Estrutural contribui para a segurança da obra

O engenheiro é o responsável técnico por elaborar um projeto estrutural que cumpra todos os requisitos legais.

Há inúmeras vantagens em se elaborar o documento, três delas são:

  • Segurança para que todo os procedimentos não causem acidentes;
  • Economia para reduzir gastos desnecessários;
  • Harmonia Arquitetônica, que promove uma visão agradável da construção.

Cada vez mais, os profissionais têm consciência do quão importante é ter um planejamento eficiente e capaz de evitar acidentes.

Como é elaborado o projeto estrutural?

Os projetos de engenharia civil relacionados a como uma edificação será construída cumpre uma série de determinações legais e das normas técnicas vigentes como, por exemplo, a Lei nº13.425.

É por meio de um projeto estrutural que se determinam os cálculos das lajes, vigas e pilares, bem como as avaliações essenciais.

Cálculo Estrutural

Atualmente, existem cálculos diferentes para cada parte que citamos acima. O profissional precisa analisar a necessidade em cada uma para ser mais assertivo.

Por exemplo: Dentro das avaliações realizadas in loco, qual material é o mais apropriado?

Decida juntamente com o cliente se será utilizado concreto armado, alvenaria estrutural, parede de concreto ou estrutura metálica.

Cálculos para as lajes

Certamente, o projeto a ser construído terá uma estrutura de laje, por isso calcular exatamente como ela será apoiada é fundamental.

Para os vãos dos cálculos utiliza-se a seguinte fórmula:

lx=ly=5 m

As cargas possuem pesos próprios, por isso analisa-se o kN (Kilo Newton) em m² também do revestimento e acidental.

Confira também:

Escoramento de laje: Tudo que você precisa saber durante uma obra

Como definir onde colocar as vigas

Outra informação importante que exige um cálculo específico é a que define as vigas, elemento que garante uma boa estrutura das edificações. Para isso, avalia-se o peso próprio, a parede e as ações em cada laje.

Locais para os pilares

Engana-se quem pensa que os pilares não exigem cálculos precisos, pois eles precisam ser colocados corretamente. Inclusive, é necessário analisar a ação do vento nessa estrutura.

Inserimos o cálculo de pilares depois dos que são feitos para lajes e vigas porque ele deve ser feito somente depois dos dois.

É necessário realizar o cálculo da estrutura tanto dos pilares de extremidade quanto dos pilares de canto.

Avaliações essenciais do engenheiro calculista

Projetos estruturais são responsáveis pelos mais diferentes tipos de fundação e dimensões, bem como definem se há a necessidade em construir muros de arrimos, que garantem proteção contra deslizamentos.

Três avaliações são levadas em consideração:

  • Projeto arquitetônico;
  • Análise da topografia;
  • Levantamento da qualidade do solo.

Projeto arquitetônico

O calculista estrutural leva em consideração o trabalho realizado pelo arquiteto para que a estética e a construção possam andar juntas e garantir um resultado satisfatório ao cliente.

Algumas pessoas confundem quais são as diferenças entre um projeto arquitetônico e o estrutural.

O projeto arquitetônico é composto por estudos preliminares, um plano de massas, como será a fachada, a cobertura do telhado, cortes, elevações, anteprojeto etc.

Já o projeto estrutural precisa conter quais são os conceitos estruturais, o projeto relacionado à fundação, como serão as vigas, pilares, ferragens, estrutura da cobertura etc.

Sondagem do terreno

Em um projeto estrutural pode também sondar como está o terreno e, consequentemente, receber o laudo que indica que é possível realizar o tipo de estrutura desejada. Com essa ação consegue, inclusive, economizar, pois os dimensionamentos são mais precisos e sem desperdícios.

Leia também:

Como nivelar um terreno antes de construir um imóvel

Análise da topografia

Em terrenos classificados como acidentados é muito válido que a execução da obra seja após uma minuciosa análise topográfica porque, deste modo, o responsável pelo projeto pode tomar a melhor decisão sobre como a edificação será construída e qual sistema estrutural é o mais adequado.

Avaliação das características ambientais

Você provavelmente já deve ter trabalho em uma obra ou ter conhecido alguém que a tenha feito em uma cidade praiana, por exemplo. A maresia, uma característica deste ambiente, torna impróprio o uso de alguns metais que não tenham proteção.

Na construção civil, a responsabilidade do engenheiro é o de orientar como será a execução da estrutura para que não haja deterioração dos materiais.

Locação de elementos estruturais, produtos e ferramentas

Vale ressaltar que é importante que a mão de obra seja qualificada, e utilize produtos e ferramentas de alta qualidade para que assim seja possível alinhar o plano de execução com os melhores resultados.

Falamos muito sobre economia e ao longo do artigo, e se você deseja poupar mais recursos ainda vale a pena utilizar produtos alugados para a execução da obra.

Quer saber mais e receber um orçamento personalizado?
Entre em contato com a Degraus agora!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.