Organização do canteiro de obras: A importância no ambiente de trabalho

É sempre visualmente e funcionalmente desagradável uma local de trabalho bagunçado, um local de obras não seria diferente. A organização do canteiro de obras é uma forma de evitar desperdícios e agilizar os serviços prestados.

Um canteiro desorganizado afeta seriamente a fluidez do trabalho da equipe toda e, por consequência, pode levar a atrasos em relação ao prazo final.

Organização do canteiro de obras é um ponto indispensável

É compreensível que nem sempre queremos parar o trabalho pesado e organizar o ambiente, mas é de certa forma uma necessidade. Muitas vezes, a falta de organização pode causar acidentes.

Algumas dicas são ótimas para facilitar todo esse processo de organização do ambiente de trabalho.

Organização pode proteger uma vida

Independente do que está sendo construído, proteger a vida humana é um fator primordial, e manter um local de trabalho desorganizado gera grandes possibilidades de riscos que afetam a saúde.

Então, para que essas situações sejam evitadas, o primeiro passo é manter o local sempre limpo.

O corte de madeira, aço ou mármore, gera diversos resíduos que devem ser descartados da forma correta sempre.

Substâncias tóxicas também estão presentes nos canteiros de obras e devem ser mandados para o lixo apropriado.

Organize seus recursos

É muito comum no meio de uma obra acabar faltando materiais, algumas vezes causadas pela falta de planejamento ou pela desorganização.

É recomendado criar uma planilha que compreende todos os materiais que serão usados de forma que você possa ir marcando os que já foram e que ainda precisam ser comprados. Dessa forma é visualmente mais fácil reconhecer a situação dos materiais.

Não só manter uma ordem do fluxo de material, mas guardá-los de forma segura também é um traço da organização do canteiro de obras.

O fluxo de produtividade tende a aumentar quando os materiais e ferramentas estão organizados, já que assim está tudo sempre ao alcance das mãos e com facilidade.

Esses são somente alguns pontos de importância para discernir a indispensabilidade da organização do canteiro de obras.

As ferramentas para construção civil você pode encontrar no site da Degraus.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.