O que é Teste Hidrostático e porque fazer

O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realiza-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado. Além de identificar falhas em tubos e vasos de pressão, o teste hidrostático também aponta defeitos em extintores, caldeiras e mangueiras. A avaliação permite a identificação de falhas e vazamentos em partes do sistema, corrosão, tubulações rompidas ou trincadas e um diagnóstico preciso do desempenho do sistema.

Cuidados ao realizar um teste hidrostático

Utilizar uma bomba de teste hidrostático de qualidade é fundamental para a precisão no procedimento e para sua segurança. É importante ressaltar que para realizar o procedimento em tubulações de gases inflamáveis, o sistema deverá estar fora de serviço e limpo. Além disso, optar por um equipamento de alta qualidade, ultima geração e assistência técnica especializada, significa ter melhores resultados e mais segurança.

NR 13

Mais do que garantir a eficiência de um sistema, o teste hidrostático é uma exigência técnica da NR 13.  A norma regulamentadora 13 estabelece os requisitos mínimos para segurança e saúde dos trabalhadores a partir da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento. Ela abrange diversos aspectos, como instalação, inspeção, operação e manutenção, entre eles, o uso da bomba de teste hidrostático com comprovação documental.

Bomba para teste hidrostático

O equipamento é usado em sistemas de ar comprimido, calefação, hidráulicos, vapor, refrigeração, instalação de óleo, sprinklers, recipientes sobre pressão e na construção de caldeiras. Com reservatório com capacidade de 12 litros, pesa apenas 8kg e possui taxa de entrega de 45 ml/Hub. A avaliação acontece com o preenchimento do vaso, tubo ou componente a ser examinado com líquido pressurizado até atingir determinada pressão. Após a utilização da bomba, uma inspeção visual identifica vazamentos ou irregularidades.

 Mangueiras e extintores

Tanto o teste hidrostático em extintores, quanto o teste hidrostático em mangueiras são importantes para validar a segurança e precisão desses equipamentos. A avaliação do extintor se inicia com a remoção da válvula e a avaliação visual das roscas e do interior do cilindro. Assim, a bomba é usada para injetar água pressurizada no equipamento, evidenciando possíveis rachaduras ou irregularidades. Além desse exame, é importante a verificação da validade do extinto de incêndio.

 Como realizar a avaliação

O primeiro passo para realizar a avaliação é adquirir o equipamento com uma empresa confiável. A Degraus oferece bombas para teste hidrostático para locação, proporcionando melhor custo-benefício, qualidade e retorno financeiro. Líder na locação de equipamentos para construção civil, a Degraus possui filiais nas principais cidades do país, assistência especializada e ótimas condições para locação.

Ao alugar um equipamento na Degraus, você tem sempre produtos de ótima qualidade e os últimos lançamentos disponíveis. Além de bomba para teste hidrostático, a Degraus oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para a indústria e a construção civil. Converse com nossa equipe especializada e tenha os melhores equipamentos.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.