O que é, principais tipos e como cortar porcelanato

O porcelanato é um dos pisos mais atraentes e nobres do mercado. Além de ser um material elegante, a sua resistência, tons e variedade de formatos ganham os consumidores. O seu aspecto agrega sofisticação a qualquer ambiente, mas é importante saber qual é o tipo ideal do produto para a sua casa e como cortar porcelanato. Do contrário, o desempenho do piso pode ser comprometido. Então, é isso que você verá agora, acompanhe!

Entenda o que é e conheça 4 modelos de porcelanato

Produzido a partir de um produto cerâmico, a sua composição é feita a base de um material prensado com pouca absorção de água. Entre as combinações de materiais estão a argila, caulins e o quartzo. Após o processo que passa por molde, prensa e secagem o efeito é um produto vitrificado. Ou seja, que obteve aparência de vidro.

Em virtude da ausência de poros, seu material absorve pouca água. Além disso, a sua superfície é de fácil limpeza e instalação. É preciso apenas nivelar o chão e cimentá-lo. Devido a essas e outras condições, o porcelanato tem alta durabilidade e simples manutenção.

O porcelanato se caracteriza também pela uniformidade de tom. Característica que o faz ser classificado entre os mais sofisticados materiais no ramo de construção. Graças ainda ao acabamento reto de suas bordas, o espaço para aplicar o rejunte é menor que o comum. Condição que favorece ainda mais sua elegância.

Acompanhe agora os modelos mais comuns no mercado e escolha o ideal para o seu projeto!

1. Esmaltado

Como o nome sugere, o porcelanato esmaltado recebe em sua superfície uma camada de esmalte, o que contribui ao acabamento brilhante e a impermeabilização do piso. O acabamento deste modelo pode ser brilhante, áspero ou liso. Dependendo de sua classificação de resistência (PEI), o porcelanato pode ser indicado para áreas como paredes ou áreas externas. Para saber qual escolher, saiba que quanto maior for o PEI, que vai de 0 a 5, maior é a sua resistência. Ambientes comerciais e industriais com alto tráfego, por exemplo, devem usar o piso de porcelanato esmaltado de PEI 5.

2. Acetinado

Ideal para quem busca um acabamento sem brilho. Devido a essa condição, a sua superfície ganha efeito antiderrapante. Além de menos cansativo aos olhos, pela ausência de brilho, esse modelo pode ser usado dentro de banheiros. Isso porque ele não mancha mesmo em contato com produtos usados nesse ambiente e possui superfície mais áspera.

3. Polido

Os amantes de acabamento brilhante costumam aderir a esta opção pela sua característica de brilho intenso. Este é um dos mais desejados entre os porcelanatos graças ao polimento mecânico e a camada protetora que recebe. Por conta dessa propriedade, os riscos a manchas e quedas aumentam, pois a sua superfície é bem lisa. O tipo polido está incluído em uma das classificações do porcelanato técnico.

4. Natural

Este modelo, ao contrário dos demais, não recebe polimento, por outro lado, ganha tratamento acetinado. Por isso, a sua superfície é menos lisa e não tem brilho. O porcelanato natural é indicado em áreas externas e ganha certa condição antiderrapante. O seu material é resistente e de fácil limpeza, em contrapartida acumula mais poeira. O piso está incluído em uma das classificações do porcelanato técnico, assim como o polido, citado anteriormente.

Como cortar porcelanato com precisão

De nada vale ter um produto produzido com alta tecnologia e não cortá-lo da maneira correta. Por isso, o manejo adequado do porcelanato garante sua característica predominante: o aspecto elegante.

Para que você entenda como cortar porcelanato, é simples. Primeiro é importante esclarecer que essa tarefa deve ser feita por um profissional. A mão de obra especializada te dará certeza de um trabalho bem feito e seguro. Sempre com uso de todos os equipamentos adequados e EPI’s.

Falando em equipamentos, para obter um corte reto em uma peça de porcelanato você pode contar com alguns equipamentos, entre eles estão o cortador manual, o cortador elétrico e a serra bloco de mesa, que você encontra aqui na Degraus.

A serra bloco de mesa exige menos esforço que o comum, permitindo o corte a seco ou refrigerado. Além de compacta e portátil, essa máquina elétrica é versátil, pois se ajusta a diversos materiais.

Encontre dois modelos de serra bloco de mesa em nosso site e entre em contato para obter seu orçamento. Caso você seja um pedreiro iniciante ou uma pessoa curiosa e queira aprender a como assentar piso, veja este e mais conteúdos em nosso blog, essenciais para as suas atividades. Oferecemos conhecimento acessível e bem feito, tudo na palma de suas mãos!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.