O que é a NR 10?

A segurança no ambiente de trabalho é primordial para todos os envolvidos: empregadores e empregados. Quando atendem aos parâmetros de qualidade e as normas regulamentadoras vigentes, é sinônimo de responsabilidade e atenção com o empregado.
Na área da eletricidade, a norma que regulamenta o trabalho dos profissionais é a NR 10. Essa norma é obrigatória para quem quiser trabalhar com a eletricidade. Conheça abaixo mais sobre a Norma Regulamentadora 10.

A norma NR 10

A Norma Regulamentadora 10 foi publicada pelo Ministério do Trabalho em 1978, através da portaria 3214, recebendo atualizações, sendo que a redação atual é de acordo com a portaria 508, de abril de 2016.

Qual o principal objetivo da NR 10? É garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que trabalham em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
A norma se aplica a profissionais que trabalham em baixa, média e alta tensão, e ela implementa medidas de controle e sistema de prevenção de acidentes no ramo, o que pode resultar em casos mortais.

Medidas de Controle

A norma é específica quanto as medidas preventivas de controle para a preservação do ambiente de trabalho, da saúde e do meio ambiente. Dentre as medidas de controle estão:

  1. Esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas com as especificações de aterramento e os dispositivos e equipamentos de proteção.

 

  1. Prontuário de Instalações Elétricas, para instalações com carga superior a 75KW, onde devem constar os procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, além de:
    • Documentação interna com as inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
    • Especificação dos equipamentos de proteção individual e coletiva;
    • Documentação de qualificação e habilitação dos trabalhadores da área;
    • Etc.

Além das medidas de controle, a norma versa sobre a segurança necessária em projetos, na construção, montagem, operação e manutenção elétrica, no qual todas as instalações devem atender a norma regulamentadora.

A NR 10 obriga o profissional que deseja trabalhar na área a fazer um curso que o habilita para exercer as atividades profissionais com segurança e respaldado pela norma.

O curso da NR 10

Todo o profissional deve realizar o curso específico, com o qual recebe as noções de segurança e os procedimentos para garantir a integridade no ambiente de trabalho.

No curso, são discutidos:

  • Os procedimentos de segurança em instalações energizadas;
  • Procedimentos de segurança em instalações desenergizadas;
  • Trabalhos em Alta Tensão;
  • Noções de segurança em Projetos;
  • Sinalização de segurança;
  • Procedimentos de trabalho;
  • Emergências.

Após o profissional ter os conhecimentos ensinados em sala de aula, aplicados por escolas profissionalizantes, ele recebe um certificado de NR 10, que o habilita para trabalhar na área. A carga horária do NR 10 é de 40 horas.

A validade da NR 10 é permanente nas empresas, e a do certificado de NR 10 é de 24 meses, no qual o profissional deve fazer a reciclagem para atualização dos conteúdos.

A NR 10 é fundamental para os profissionais da área elétrica terem segurança e saberem os procedimentos corretos para o trabalho. Quer saber mais sobre a norma e os equipamentos de proteção necessários? Entre em contato com o Degraus e tire suas dúvidas.

 

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.