Montagem de Andaime: Dicas para utilizar o equipamento em segurança

A Montagem de Andaime começa com a escolha de um profissional habilitado para tal função, pois exige conhecimento técnico para assegurar que não haja acidentes durante o uso do equipamento.

É importante que a compra ou locação do produto seja feita com uma empresa idônea e que ofereça andaimes de qualidade.

Depois das devidas precauções, confira como deve ser a montagem de diferentes modelos de andaimes.

Como montar o andaime

Há inúmeras leis e normas que regem os trabalhos da Construção Civil. Em relação ao uso de andaimes, a Norma Regulamentadora NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é responsável por uma série de recomendações.

Por mais óbvio que pareça ser, todo o cálculo feito deve ser capaz de suportar a carga que o andaime receberá.

Cada tipo de andaime demanda uma montagem específica. No entanto, em todos os casos é proibido o uso de aparas de madeira em sua fabricação e sem dispositivos de segurança.

Montagem de Andaime Tubular

Para esse modelo de andaime é preciso que haja um acesso através de uma escada, que pode ser com as seguintes especificações:

  • Escada Coletiva: Pode ser interna ou externa com 80 cm*.
  • Escada Marinheiro: 80 cm*, com corrimãos e degraus que sejam antiderrapantes.
  • Escada metálica: 40 cm* de largura e degraus entre 25 e 35 cm de distância.

*Centímetros mínimos

A montagem acontece com o uso de postes, longarinas, travessas e braçadeiras fixas.

Saiba mais:

Andaime Tubular

Montagem de Andaime NR 18

Comece a montagem com as sapatas, que precisam ser inseridas em um piso que seja resistente. A Torre deve permanecer na vertical.

Os painéis são montados com uma trava diagonal em que se deve respeitar o espaçamento máximo de 3 metros.

É importante que haja a instalação do piso de trabalho, rodapé, guarda-corpo e os painéis em conformidade com as normas.

A altura é regulada conforme sua necessidade.

Veja mais informações:

Andaime NR 18

Andaimes Fachadeiros

Para os Andaimes Fachadeiros exige um içamento que precisa ser feito por cordas ou sistema próprio. Além disso, é importante que os encaixes sejam travados com o uso de parafusos, braçadeiras, contrapinos ou outra opção que promova a segurança adequada.

Painéis

Os painéis precisam ter a capacidade de suportar os pisos. Para que seja possível utilizá-los da melhor forma possível, recomendamos o travamento, que pode ser feito com contrapinos, parafusos etc.

Contraventamento

Sabemos que o vento pode desequilibrar a estrutura de andaimes que não foram montados corretamente. Isso pode gerar acidentes graves, e não é isso que você deseja em sua obra. Para que o produto possa ser utilizado sem riscos, é necessário ter as peças de contraventamento fixas diretamente nos montantes com parafusos, braçadeiras, pinos. Esse procedimento promove a estabilidade necessária.

Andaimes Móveis

Muitas vezes, as obras exigem um andaime que possa ser movimentado com facilidade, mas sem deixar de lado a segurança, por isso que os rodízios precisam ser acompanhados de travas.

Para que o profissional não sofra nenhum acidente, a superfície precisa ser plana para que a movimentação seja segura. Eles são ideais para aqueles trabalhos de acabamento.

Andaimes em Balanço

Eles são projetados para uso do lado de fora do prédio e conseguem suportar até três vezes o seu peso. Para evitar as indesejáveis instabilidades, deve-se ter um sistema que garanta a fixação junto à edificação e seja com contravento.

Andaime Suspenso

Neste caso, todas as recomendações estão descritas no projeto. O mais importante é que ele garanta a estabilidade necessária para o uso do andaime.

A montagem começa quando fixa as laterais e as cabeceiras. Em seguida, coloca-se o fundo da plataforma, parafusos e porcas com as ferramentas adequadas.

Para esse modelo, os cabos de aço são fundamentais para o uso do guincho manual e o trava-quedas.

As normas vigentes proíbem o uso de cabos que sejam de fibras naturais ou artificiais.

Locação de andaimes

A maioria dos profissionais da Construção Civil tende a preferir alugar um andaime em vez de comprar, principalmente pela praticidade.

Você também pode ter essa comodidade alugando os andaimes tubulares e/ou andaimes NR18 com a Degraus. Deixe sua obra mais prática e segura.

Quero alugar um andaime

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.