Montagem de andaime tubular: o que diz a NR 18

A montagem de andaime tubular em trabalhos de construção civil é bastante comum, visto que o equipamento possui utilidade imprescindível para a obra. Além disso, o andaime também atende como plataforma que sustenta e protege os trabalhadores. Por isso, devem sempre ser montados de maneira correta por profissionais que possuem conhecimento e experiência no assunto.

Pensando nisso, elaboramos um artigo completo que abordará os principais passos e dicas de segurança para a montagem de andaime tubular. Dessa maneira, preserva-se a integridade física dos trabalhadores e a proteção também do patrimônio da obra. Vamos lá?

Montagem de andaime tubular: a definição do equipamento

Antes de tudo, entenda completamente o que é andaime tubular. Afinal, conhecer profundamente o equipamento aumenta a segurança do trabalho, bem como a eficiência da obra. Portanto, o andaime tubular pode ser definido como uma plataforma de elevação usada quando existe a necessidade de realizar um trabalho em alturas.

Além disso, é bastante utilizado para locais em que as escadas não alcançam e também para situações em que os profissionais precisam ter maior mobilidade para o trabalho. Neste caso, então, utiliza-se o andaime tubular como equipamento mais eficaz e seguro neste tipo de necessidade.

Essas estruturas tubulares costumam ser de metal ou até mesmo de aço e precisam de cuidados específicos para sua montagem e desmontagem. Outra precaução importante para a segurança de quem precisa subir nessas plataformas e realizar trabalhos.

Tipos de andaimes

Existem, ainda, alguns tipos de andaimes:

  • Andaimes apoiados;
  • Andaimes fachadeiros;
  • Andaimes móveis;
  • Andaimes em balanço;
  • Andaimes suspensos mecânicos.

A explicação sobre cada um você pode ver aqui neste outro artigo.

Resoluções da NR 18 para andaimes

A Norma Regulamentadora N° 18 define as diretrizes do ambiente de trabalho na construção civil e possui resoluções para andaimes e plataformas. Portanto, separamos as principais que você deve se atentar na hora da montagem de andaime tubular. Confira.

Profissional qualificado

A primeira definição da NR 18 refere-se à importância de contar com um profissional habilitado para a definição do andaime, montagem, estruturação e outros serviços que devem ter a certificação de segurança. Todos os trabalhadores envolvidos também devem receber treinamento para o manuseio com o andaime.

Peso e estrutura

O andaime deve ser construído de modo a sustentar o peso estabelecido por norma técnica. Então, fique alerta também para a quantidade de carga para a montagem de andaime tubular.

Além disso, deve conter sempre travamento nos encaixes do andaime, a fim de evitar qualquer deslocamento que possa causar acidentes aos trabalhadores. Sua estrutura também deve ser montada em um local/solo que seja o mais reto possível, livre de elementos que possam fazer com que o andaime se desloque.

Segurança

O artigo 15.2.7 diz ainda que é impreterível o uso do cinto de segurança, estilo paraquedista. Dessa maneira, se garante maior proteção dos profissionais que precisam subir nas plataformas metálicas. Além disso, as ferramentas usadas no trabalho devem estar amarradas aos trabalhadores para evitar cair do andaime tubular e causar acidentes.

Também pode citar a norma sobre a identificação dos profissionais que estarão presentes na obra com andaime. Eles devem portar sempre um crachá com dados sobre a capacidade de trabalho além de equipamentos de segurança individuais.

Deslocamentos

Os andaimes móveis só podem ser deslocados caso não haja nenhum trabalhador sobre a plataforma. Para isso, peça que o profissional desça e só então faça a movimentação do andaime.

Montagem

A NR 18 também proíbe a montagem de qualquer andaime com defeito. Por isso, verifique cada parte do alicerce tubular e seus encaixes. Os que não estiverem em perfeito estado devem ser descartados. A montagem de andaime tubular não pode ser feita também próximo às redes elétricas.

Além disso, os parâmetros de montagem e desmontagem devem estar registrados no manual de montagem de andaimes. Por recomendação técnica, realize a montagem por partes e verifique sempre a capacidade de carga suportada pelo andaime tubular. A montagem de andaime tubular deve contar, ainda, com escadas, braçadeiras fixas, pontes e longarinas.

Confira ainda outras definições da norma regulamentadora neste link aqui e certifique-se de seguir com rigor as resoluções para garantir a segurança e prestabilidade da obra.

Aluguel de andaime tubular

Se seu trabalho exige sempre a utilização e montagem de andaime tubular, o aluguel de andaime é o melhor custo benefício neste caso. A Degraus possui o equipamento ideal que permite que o profissional realize diversos trabalhos em alturas de maneira segura e eficiente.

Nossos andaimes tubulares possuem resistência e são leves e práticos, próprios para o trabalho em construção civil, assim como para movimentações em obras de pequeno, médio ou grande porte.

Fale com um de nossos especialistas e realize o orçamento para o aluguel de andaime tubular!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.