Blog

Manutenção Predial – Guia completo para cuidar de edifícios

21 de maio de 2021
Manutenção Predial

Nos últimos anos, o tema manutenção predial passou por inúmeras transformações, especialmente no âmbito de normas e legislação. O principal ponto destas diretrizes é atender, cada vez melhor, às demandas das edificações – sejam elas comerciais ou residenciais.

Como qualquer tipo de manutenção, a predial exige um bom planejamento. É justamente pensando nisso que criamos esse conteúdo: ao longo dele, você encontrará dicas essenciais para uma boa manutenção preventiva, corretiva e preditiva, recomendação de equipamentos para locação que ajudam na tarefa e muito mais.

Aproveite a leitura e anote nossas dicas! Vamos lá?

Tipos de Manutenção

Antes de mais nada, precisamos conhecer os três principais tipos de manutenção predial:

  1. Manutenção Preventiva;
  2. Manutenção Corretiva;
  3. Manutenção Preditiva.

Essa explicação te ajudará na hora de entender melhor como resolver determinadas questões na edificação.

Manutenção Predial - Guia

Manutenção Preventiva

Para começar, devemos falar sobre a manutenção usada para evitar que problemas surjam: a manutenção preventiva. Aqui não tem muito mistério: quanto antes ela iniciar, melhor.

Infelizmente, no Brasil ainda é comum esse pensamento de resolver os problemas em cima da hora ou quando não tiver mais nenhuma outra opção. Essa manutenção predial é o oposto dessa cultura.

Mas afinal, o que engloba a manutenção preventiva?

  • Inspeção das instalações hidráulicas e elétricas;
  • Inspeção de equipamentos, sistemas de segurança e áreas comuns;
  • Checagem dos elevadores, integridade da cobertura e instalações de gás;
  • Limpeza e pintura de fachadas para evitar infiltrações;
  • Troca de selantes em juntas de dilatação;
  • Verificação da integridade do revestimento da fachada.

Manutenção Corretiva

Seguindo a explicação sobre os tipos de manutenção predial, temos a corretiva. Nesse caso, trata-se das medidas que tomamos logo após o surgimento do problema.

Ela é muito importante, uma vez que quanto antes uma falha é identificada, mais rápido será o seu reparo.

Alguns exemplos de manutenção corretiva:

  • Reparo de fissuras e trincas na estrutura do edifício;
  • Impermeabilização quando infiltrações são detectadas;
  • Reparo no vazamento de água;
  • Troca de peças em equipamentos que param de funcionar.

Manutenção Preditiva

Por fim, temos a manutenção predial preditiva que engloba traços das duas anteriores. Calma, a gente explica!

Ela tem como base o acompanhamento periódico e gestão de dados para analisar o estado dos equipamentos e instalações.

Ou seja, com uma análise da condição operacional, a manutenção preditiva surge como uma medida menos custosa que a preventiva. Por sua vez, essas análises são feitas com câmeras termográficas, testes de análise de vibração e técnicas de ultrassom.

Equipamentos que não podem faltar para a manutenção predial

Já que falamos sobre os principais serviços envolvidos na manutenção predial, separamos uma parte do artigo para indicar alguns equipamentos que vão te ajudar bastante nessa missão. Confira!

Equipamento para Manutenção Predial

Plataformas Elevatórias

A plataforma elevatória é ideal para agilizar o andamento de trabalhos em altura, sendo um equipamento versátil e seguro para serviços como reparação e limpeza de fachadas.

Aqui na Loxam Degraus, você encontra diferentes modelos de plataforma elevatória disponíveis para locação: plataforma articulada, plataforma mastro, plataforma tesoura, plataforma veicular etc.

Andaimes e Escoramento Metálico

Os andaimes e escoramento metálico são indicados para os mais variados trabalhos em altura ou de difícil acesso, como pinturas e instalações. Seja em ambiente interno ou externo, esse tipo de estrutura provisória permite que os profissionais realizem trabalhos em altura de forma segura e prática.

O escoramento metálico é ideal para dar mais eficiência ao seu projeto. Fáceis de manusear, esses equipamentos são utilizados para realizar o escoramento provisório de vigas e lajes.

Compressores de Ar

O compressor de ar é um equipamento capaz de produzir ar comprimido de forma contínua para que os equipamentos possam funcionar de maneira adequada, executando as tarefas no seu projeto, seja na sua empresa ou em casa.

Esse tipo de equipamento é ideal para realizar trabalhos de demolição, alvenaria, asfalto, perfurações de rochas e jateamento, além de aplicações industriais diversas.

Ferramentas Elétricas

As ferramentas elétricas são fundamentais para garantir o sucesso do andamento dos seus projetos a curto e longo prazo, e optar por sua locação costuma ser mais vantajoso financeiramente do que a compra do equipamento.

Aqui, temos uma ampla gama de produtos: esmerilhadeiras, furadeiras, marteletes, serras, lixadeiras e rompedores, com condições de atender indústrias, oficinas, funilarias, carpintarias e para uso doméstico.

Equipamentos de limpeza

Para realizar trabalhos de lavagem suave ou pesada de veículos, fachadas, piscinas, máquinas e superfícies diversas, para secagem e enceramento de pisos, remoção de graxa, óleo, tinta e demais resíduos, para preparação e cuidado de jardim, canteiro de flores, corte de grama e remoção de ervas-daninhas, opte pela locação de equipamentos de limpeza e paisagismo.

Aluguel de equipamentos é na Loxam Degraus!

Agora você sabe como fazer a manutenção predial e quais equipamentos utilizar, certo? Então, aproveite e conheça todas as soluções da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre manutenção predial? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus