Locação de geradores: O Guia Completo

Queda de eletricidade pode ser uma situação catastrófica para diversos ambientes, de um canteiro de obra a uma festa de casamento. É por isso que é cada vez mais comum diversas empresas recorrerem a um segundo plano, como, por exemplo, a locação de geradores. Esse tipo de aparelho é capaz de fornecer cargas elétricas logo após uma queda de energia. No mercado, há variados modelos desse tipo de aparelho que atendem às mais distintas necessidades do cliente.

 

Eles podem ser aplicados em diferentes locais: comércios, indústrias, empresas, escolas, acampamentos, construção civil e, até mesmo, festas de casamento.

 

Nos canteiros de obras, por exemplo, esse aparelho costuma ser bastante eficaz. Isso porque muitas atividades são executadas durante o final da tarde – período em que a luz natural já não está mais tão presente. Desse modo, a geradora de energia acaba se tornando um item essencial para o andamento de obras de pequeno a grande porte. Esse aparelho também pode ser um item importante para a sua festa não se transformar em uma calamidade, caso ocorra uma queda de energia durante a celebração.

 

Veja abaixo alguns benefícios que a locação de geradores pode te proporcionar

 

1. Evita atrasos desnecessários que podem causar prejuízos no futuro.

2. A locação de geradores de energia ajuda a reduzir os custos do seu negócio, pois serve de apoio no fornecimento de energia em horários de pico.

3. Diminui investimentos em ativos no seu negócio.

4. Como tem a capacidade de gerar energia elétrica logo após um blecaute, a locação desse aparelho é a garantia do fornecimento de energia elétrica no local.

5. Geralmente, a empresa responsável pela locação de geradores de energia se responsabiliza pela substituição imediata desse tipo de aparelho, caso tenha algum defeito.

 

No Brasil, o forte crescimento do setor industrial se deu na década de 90, sendo o fator responsável pelo aumento da demanda de energia elétrica do país. O que também impulsionou a busca por formas de energia alternativas, caso houvesse problemas com o abastecimento convencional das hidrelétricas e termoelétricas.

 

Mais recente na história, devido aos apagões que deixaram o Brasil às escuras, segundo a Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Indústrias), a busca por geradores de energia aumentou 40% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, e o volume de vendas subiu 12%.

 

Esses dados provam que tanto as grandes indústrias quanto os pequenos comerciantes estão buscando formas de suprir a falta de energia elétrica através de geradores, não interrompendo sua prestação de serviços caso haja algum apagão.

 

Setores onde o gerador de energia é indispensável

Construção civil

O setor da construção civil vem crescendo de forma acelerada nos últimos 20 anos. Um dos fatores que levou a esse fato foi o aumento de vendas de imóveis residenciais e comerciais.

 

Diante desse cenário, para acelerar as obras, os empresários desse ramo vêm investindo cada vez mais no aluguel de equipamentos eficientes de construção civil, como, por exemplo, furadeiras de impacto, miniescavadeiras e guinchos. Outro aparelho que faz toda a diferença no andamento das obras são os geradores de energia, que garantem o fornecimento de energia elétrica da construção mesmo após um blecaute.

 

Nos diversos setores de construção, acabar a energia significa interromper os trabalhos imediatamente, já que todos os maquinários usados na obra dependem de uma fonte elétrica fixa que os alimente. Por isso, os geradores entram em ação para que a obra continue e não haja nenhum prejuízo financeiro.

 

Vantagens de locar geradores de energia para construção

1. Fácil entrega dos aparelhos

2. Aumenta a produtividade da sua obra

3. Equipamentos modernos a preços acessíveis

4. Garantia de funcionamento da obra mesmo após um apagão

5. Essa atitude inteligente diminui os gastos em ativos na sua obra

 

Indústria e comércio

As empresas do setor químico nunca podem parar, porque representariam perdas massivas à população. Imagine um supermercado ou frigorífico, que ao ficar sem energia deixa de resfriar as carnes, causando perda total desse alimento. Por isso, nesses setores, é essencial ter geradores potentes para qualquer eventualidade e também algumas paradas programadas para manutenção da rede elétrica, dois fatores decisivos para o bom funcionamento e a segurança do abastecimento de energia total.

Entretenimento

Não só de construção e indústrias se abastecem as necessidades humanas, é preciso também um pouco de divertimento. Para o conforto de uma experiência prazerosa em shoppings, estádios, exposições e afins é de suma importância ter uma energia de backup para assegurar o fornecimento de energia onde não podem haver falhas.

5 passos para não ter problema na hora de escolher um grupo gerador para locar

Avalie as suas necessidades

Faça uma lista com quantos quilowatts será preciso para suprir a necessidade da sua empresa. Através dessa atitude inteligente, você terá uma noção mais abrangente de qual tipo de aparelho mais se adequa ao ambiente.

 

De acordo com a sua necessidade, seja ela fixa ou emergencial, existem modelos que se adequam perfeitamente ao local, seja de pequeno, médio ou grande porte.

 

Alguns exemplos de lugares que usam grupos de geradores a diesel, ou de outros combustíveis, e que você nem imagina: hospitais, shoppings, indústrias e hotéis. Todos eles têm algo em comum, que garante que não falte energia nunca!

 

Descubra o grupo gerador ideal para você e acerte na escolha

O primeiro passo para escolher o gerador ideal reside em uma série de perguntas:

1. Qual tipo de carga meu evento, local ou obra precisa?

2. Quais as características do lugar? Ou seja, qual a temperatura ambiente? Seria um local aberto ou fechado? etc.

3. O gerador seria a única fonte de energia elétrica de abastecimento ou apenas um complemento?

Com base nessas três respostas aparentemente simples, mas que na verdade solucionam seu problema, a Degraus consegue apontar exatamente qual tipo de gerador é ideal para você.

 

Confira as diferenças entre cada tipo de gerador

1. Grupo gerador a diesel
Disponível em várias especificações e tamanhos, sendo capaz de fornecer até 6 megawatts. Costuma ser ideal para ambientes como fábricas, siderúrgicas, indústrias e hospitais.
2. Grupo gerador a gás
Como esse tipo de aparelho gera energia limpa, é uma ótima sugestão para empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente. Locar um grupo de gerador a gás em seu negócio também costuma ser financeiramente bem vantajoso, pois ele tem o custo operacional mais baixo em comparação a outros geradores. Ele pode utilizar distintos tipos de gás como combustível: gás de aterro sanitário, biogás e gás natural.
3. Grupo gerador a gasolina
Esse tipo de aparelho é mais silencioso quando comparado aos seus concorrentes. Por isso, geralmente é o mais indicado para empresas de festas, shows e eventos.

 

Procure uma empresa locadora de confiança

O ideal é escolher uma empresa com credibilidade na área para locar um grupo gerador. A Degraus, por exemplo, tem uma equipe de vendedores qualificada para te ajudar a escolher o equipamento que mais se ajusta à necessidade do seu negócio.

 

Fique atento aos detalhes do contrato

Antes de assinar o contrato com a empresa responsável pelo aluguel do aparelho, averigue todos os detalhes do documento, como preço, garantia do aparelho, responsabilidades da locadora e do locador.

 

Leia outros artigos da Degraus:

 

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.