Blog

Forro de Gesso – Descubra como colocar corretamente

29 de abril de 2021
Forro de Gesso

O forro de gesso é uma alternativa que ganhou bastante destaque nos últimos anos, principalmente por conta de sua praticidade quando surge alguma imperfeição que deve ser corrigida para manter o ambiente bonito e aconchegante.

É importante salientar que o teto de gesso, por exemplo, traz um visual mais sofisticado e moderno para construções, oferecendo infinitas possibilidades de decoração já que pode ser rebaixado e ter formas/curvaturas diferentes.

Além disso, ele permite embutir iluminação, instalar cortinas, facilita instalações hidráulicas e disfarça imperfeições.

Porém, para desfrutar de todas as vantagens deste material, é essencial que o profissional responsável pela instalação saiba como colocar forro de gesso corretamente. Pensando nisso, preparamos um guia que vai te ajudar nessa tarefa.

Tipos de forro de gesso

Rebaixado: o gesso rebaixado é a opção decorativa mais popular. O seu conceito é simples: diminuir o pé-direito com um teto falso. Geralmente, o seu acabamento é liso e a estrutura é feita em linha reta. Ademais, esse tipo de forro possibilita a instalação de luz indireta, entre outras opções de iluminação.

Características da decoração: clean, elegante e uniforme.

Sanca de gesso: a segunda opção é a sanca de gesso, conhecida por trazer um resultado bastante satisfatório. A técnica consiste em criar molduras (retas e curvilíneas) entre a parede e o teto. A iluminação indireta também pode fazer parte da decoração.

Características da decoração: visual criativo e moderno.

Gesso removível: por fim, temos uma alternativa mais prática ideal para estabelecimentos comerciais que é o gesso removível. Ideal para comércios que precisam mudar a decoração regularmente.

Características da decoração: prática e fácil de customizar.

Agora que conhecemos melhor os tipos de forro de gesso, vamos para o passo a passo de como instalá-lo corretamente?

Quais ferramentas elétricas preciso para esse trabalho?

Para te ajudar nesse trabalho, preparamos uma lista com as principais ferramentas elétricas que podem ser usadas para forro de gesso com um breve resumo de cada uma.

Ferramentas elétricas para forro de gesso

  • Furadeira Elétrica: aqui na Loxam Degraus, você encontra algumas variações de furadeira elétrica. Elas são indicadas para perfurações em paredes de alvenaria, estruturas de madeira, drywall, metais ou plásticos. O aluguel de furadeira é muito indicado para profissionais da construção civil, mas também para amadores que precisam fazer uma perfuração em casa. Na Loxam Degraus, você encontra o melhor modelo de furadeira de impacto para locação.
  • Lixadeira Orbital: a lixadeira orbital ou lixadeira roto orbital é uma ferramenta elétrica indicada para trabalhos de acabamento e nivelamento de superfícies. A locação de lixadeira orbital permite a você utilizar um equipamento de nível profissional nos trabalhos que precisa realizar em madeira, aço e metal. Na Loxam Degraus você encontra sempre os melhores modelos de equipamentos para realizar o aluguel de lixadeira orbital.
  • Pistola Finca Pinos: a Pistola Finca Pinos para locação pode ser usada no aço e concreto, amarração de alvenaria, fixação de gastalho, de guias de drywall e de forro suspenso, fixações elétricas e hidráulicas. Trata-se de uma ferramenta semi-automática com pente de 10 cartuchos. Regulagem de potência, permitindo fixação em diversas superfícies. O aluguel de pistola finca pinos é indicado para profissionais da construção civil como pedreiros, gesseiros e outros.

Como instalar forro de gesso

O primeiro passo é verificar se você realizou o aluguel das ferramentas elétricas e outros equipamentos necessários para o trabalho aqui na Loxam Degraus.

Depois, é preciso escolher o tipo de forro de gesso que será instalado e seguir o passo a passo abaixo:

Instalação de Forro de Gesso

  1. Marcação: marque o nível do forro de gesso nas paredes para determinar onde serão colocadas a cantoneira, a guia ou a tabica. É importante que esse processo seja feito com o suporte de uma mangueira de nível ou equipamento a laser. Não esqueça de medir a distância dos tirantes, fixação e modulação dos perfis, por meio de um cordão de marcação.
  2. Fixação: na sequência, inicie o processo de fixação. Aqui, serão instalados os tirantes, os suportes niveladores e os perfis perimetrais na linha de marcação.
  3. Amarração: a última etapa consiste na amarração das chapas e na finalização do acabamento para cobrir qualquer imperfeição ou parafuso com massa.

Aluguel de Equipamentos é na Loxam Degraus

Agora você sabe como colocar forro de gesso corretamente, não é? Então, aproveite e conheça todas as soluções da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre forro de gesso? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus