Quais são e como funcionam as fontes geradoras de energia

A energia elétrica está presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Tem dúvidas disso? Lembre-se da última falta de energia pela qual você sofreu e a quantidade de atividades que deixou de realizar. Mesmo com toda essa importância, no geral conhecemos muito pouco sobre tudo o que acontece até que a lâmpada esteja ligada ou seu computador carregado, como quais são as fontes geradoras de energia e como elas funcionam. A energia elétrica e os geradores estão presentes em nossa casa, no trabalho, na indústria, na rua e em todo o nosso dia a dia.

O que é energia elétrica

Antes de qualquer explicação sobre as fontes geradoras de energia, vamos entender o que é energia elétrica. A energia elétrica é baseada na diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que possibilitam o que é chamado de corrente elétrica.

Sua geração pode derivar de diversas fontes com potencial energético, como a água, o vento, o calor, entre outras, que falaremos mais adiante. Seu surgimento é datado entre 625 a.C. e 546 a.C, quando o filósofo grego Tales de Mileto fez experimentos com a fricção de uma resina fossilizada chamada âmbar e lã, e percebeu que era possível atrair pedaços de madeira. Ele produziu o que hoje chamamos de corrente elétrica. Mais tarde, no século XVIII, o físico americano Benjamin Franklin associou uma tempestade com raios à eletricidade.

Com o passar dos anos, a energia elétrica evoluiu e se consolidou. Hoje, o Brasil tem entre as principais fontes geradoras de energia elétrica, a hidrelétrica com 62,27% da geração segundo a ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica. Vamos falar desta e outras fonte a seguir.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica está entre as principais fontes de produção de energia no Brasil. Ela consiste na utilização do potencial energético da água através de rios e represas. A água é capaz de movimentar turbinas e gerar eletricidade de forma mecânica. Com ótimo custo-benefício, essa fonte de energia é considerada renovável, mas também tem alto impacto no meio ambiente.

Energia eólica

Entre as fontes de geração de energia que estão em expansão, a energia eólica é destaque. No Brasil e em todo mundo é possível ver usinas de captação e geração dessa fonte. Assim como as hidrelétricas, a energia eólica também é renovável. Produzida por um recurso inesgotável, o vento, ela possui baixo impacto ambiental, mas, por enquanto, seu custo de implantação ainda é elevado.

Energia solar

Existem diferentes fontes de energia e uma das que tem se tornado mais popular no Brasil por seu potencial e fácil aplicação, mesmo em casas e indústrias é a energia solar. Mais um recurso renovável e debaixo impacto ambiental, a energia é gerada a partir do sol. Ela é dividida em fotovoltaica e térmica, que gera energia a partir do vapor do aquecimento da água.

Biomassa

A biomassa também está entre as fontes geradoras de eletricidade renováveis. Ela consiste em toda matéria orgânica não fóssil, podendo ter origem animal ou vegetal. Seu processo é um pouco mais complexo pois pode gerar energia a partir do calor de sua queima, mas também pode gerar combustíveis sólidos, como o carvão, líquidos, como o etanol, e gasosos, à exemplo do biogás. Apesar de estar bem longe de ser uma das fontes de energia mais utilizadas no Brasil, possui potencial por seu viés sustentável.

Qual fonte de energia usar

Além dessas, ainda existem os combustíveis fósseis e a energia nuclear! Agora você já sabe quais são as principais fontes de energia, como determinar qual fonte de energia usar?

Sua utilização é normalmente definida pela localização geográfica. Existem locais abastecidos por hidrelétricas, outros que usufruem das eólicas, entre outros.

Entretanto, ainda é possível implementar pequenas centrais de geração de energia na sua casa ou indústria, como placas fotovoltaicas ou geradores. Isso oferece grande vantagem de ficar livre da dependência da rede elétrica pública.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.