Entenda O Que São Riscos Ambientais

Quando se faz parte de uma organização, independentemente da atividade exercida, os trabalhadores estão expostos a uma série de ameaças que podem prejudicar a sua integridade física. Portanto, entender o que são os riscos ambientais é de fundamental importância para ter uma rotina saudável no ambiente corporativo. Saiba mais sobre o assunto e tire suas dúvidas!

 

O que são riscos ambientais? 

 

Para que você entenda, de maneira simplificada, os riscos ambientais são substâncias ou elementos — existentes no ambiente de trabalho que, são capazes de causar danos à saúde ou à integridade física dos colaboradores. Esses componentes têm a sua ação modificada ou intensificada em relação a sua concentração, intensidade, natureza e tempo de exposição. Portanto, são capazes de ocasionar prejuízos às pessoas que convivem nesses ambientes.

 

Classificação dos riscos ambientais 

 

Dividimos os riscos ambientais em classes específicas. Veja: 

 

  • Riscos Físicos: São os riscos referentes às particularidades físicas do ambientes, ligadas a fontes de energia — podemos citar como exemplo, vibrações, ruídos excessivos, temperatura extrema, pressão anormal, radiação, e alterações sonoras, como o ultrassom e o infra som. 
  • Riscos Químicos: São considerados riscos químicos os produtos, substâncias ou compostos químicos que estão sujeitos a absorção por parte do organismo. Seja por meio do contato direto, pelas vias respiratórias ou ainda se forem ingeridos — como gases, vapores, névoas, fumaça ou poeira.
  • Riscos Biológicos: Classificamos os riscos biológicos como diferentes formas de micro-organismos aos quais os colaboradores possam estar expostos. Cujo contato seja feito por meio da pele, ingestão, ou ainda pelas vias respiratórias — como fungos, bactérias, protozoários, vírus ou parasitas. 
  • Riscos Ergonômicos: Os riscos ergonômicos são de natureza física ou psicológica, causados pela falta de adequação do ambiente de trabalho às limitações fisiológicas dos indivíduos. Tais como, sobrecarga de peso, intenso esforço físico, postura inadequada, jornada excessiva de trabalho, exigência de produtividade desproporcional e entre outros fatores que ocasionam estresse físico ou mental.
  • Riscos de Acidentes ou Mecânicos: São os fatores de riscos que estão relacionados a máquinas, equipamentos e outros elementos que podem causar algum tipo de dano por meio da incidência de acidentes de trabalho. Podemos citar como exemplos a ausência de equipamento de proteção, ferramentas com defeito ou inadequadas, armazenamento e estocagem inadequados e entre outras causas de acidentes. 

 

Como evitar os riscos ambientais  

 

Se o trabalho for realizado em locais onde há a exposição de agentes capazes de prejudicar a saúde, a empresa é determinada por Lei a oferecer — gratuitamente — os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados. Além de fazer a orientação e fiscalização, para que os colaboradores utilizem corretamente os equipamentos, e adotem as medidas qualificadas para diminuir os riscos. 

 

Ficou com alguma dúvida? Continue acompanhando os conteúdos do Grupo Degraus e mantenha-se sempre bem informado.

 

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.