Entenda o que é a ferramenta micro retífica e quais são seus principais acessórios

A micro retífica é uma ferramenta elétrica pouco conhecida, mas muito importante para pessoas que gostam de realizar trabalhos manuais, como pequenas reformas, construções ou até mesmo algumas invenções em casa. Embora esse tipo de atividade seja prazerosa uma vez que finalizada, existe um problema recorrente nesses projetos: o acabamento. Por isso, se você preza por um trabalho bem executado, do começo ao fim, precisa conhecer as micros retíficas!

O que é a micro retífica?

A micro retífica, também conhecida com retificadeira, é uma ferramenta elétrica capaz de perfurar, escavar, cortar, lixar e polir materiais e superfícies em pequena escala; ou seja, um equipamento perfeito para técnicas de acabamento. O sucesso do equipamento ocorreu pois, além de permitir ajustes, ele é, provavelmente, o acessório que confere mais precisão durante a execução de um projeto. No entanto, isso só é possível graças a variedade de acessórios que ele possui, vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Quais são os acessórios de uma retificadeira?

Agora que explicamos o que são as micro retíficas, vamos falar mais sobre os seus principais acessórios e como utilizá-los. Continue lendo nosso artigo para montar a retificadeira ideal!

Ponta Montada

As pontas montadas são pequenas brocas metálicas que servem para desbastar, lixar, afiar lâminas e superfícies irregulares. Essas pontas possuem diversos formatos, que podem ser ajustados para cada necessidade. Geralmente, indicamos a ponta montada para acabamentos em locais de difícil acesso.

Escova de Aço

As escovas de aço precisam fazer parte do kit da sua retificadeira! Com elas, é possível realizar a limpeza e o acabamento de peças, tubos, chapas, madeiras, além da preparação e polimento de superfícies. Você também pode usá-las para remoção de tinta e ferrugem.

Disco de Corte

O disco de corte, como o próprio nome indica, serve para realizar cortes em pequena escala. Normalmente, esses discos são descartáveis uma vez que para cortar, eles precisam provocar muito atrito. As retificadeiras costumam vir com vários discos de corte, por isso, não é necessário se preocupar.

Ponta Diamantada

A ponta diamantada é, possivelmente, o acessório mais versátil de uma micro retífica. Com esse item, você pode gravar de forma personalizada a superfície de materiais, como madeira e vidro. O formato varia de acordo com a sua necessidade.

Esses são os melhores acessórios que você pode investir na hora de equipar sua micro retífica! Seja para pequenos reparos, ou até mesmo para hobbie, é importante escolher os melhores equipamentos; assim, você estará preparado para qualquer situação!

Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus contatos a importância da retificadeira! Acompanhe nossas postagens toda semana e saiba mais sobre ferramentas elétricas e seus usos.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.