Entenda como funciona o jateamento abrasivo e seus equipamentos

Um dos processos industriais mais utilizados por profissionais é o jateamento abrasivo. Esse método pode ser aplicado tanto para a limpeza de peças como também para a remoção de pintura e ferrugem em metais, cerâmicas, concretos e muitos outros materiais. Nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre como funciona e também quais são os principais equipamentos utilizados. Continue lendo!

O que é jateamento abrasivo?

Esse processo se trata de um dos mais eficazes na limpeza de superfícies, removendo camadas de impurezas como poeira, cascas de fundição, regiões oxidadas e tintas envelhecidas. É muito empregado especialmente em diferentes indústrias como da construção, fundição, mineração e metalmecânica. 

Consiste em repelir um fluxo de material abrasivo a frio e a alta velocidade contra a superfície a ser limpa, eliminando assim todas as impurezas e tornando-a mais rugosa, possibilitando a ancoragem do revestimento.

Dessa maneira, se criam condições mais adequadas para uma boa aderência do material, fundamental para uma maior fixação da proteção anticorrosiva e da tinta a ser aplicada de fundo.

Principais abrasivos para jateamento 

É possível utilizar diversos tipos de abrasivos para fazer esse jateamento, que podem inclusive ser agrupados de acordo com a sua origem. Os principais são: 

  • Abrasivos metálicos: chamados de Granalha de Aço.
  • Abrasivos não-metálicos: subdivididos sobre: 
    • Minerais: areia de sílica, granada, dolomite e olivina;
    • Sintéticos: carboneto de silício, níquel e ferro, óxido de alumínio e contas de vidro;
    • Orgânicos: caroços de azeitona, caroços de cereja, cascas de nozes;
    • Outros: gelo seco, plástico granulado ou bicarbonato de sódio.

Equipamentos para jateamento abrasivo

No processo, é utilizado ar comprimido para impulsionar os abrasivos sobre a superfície. Por isso, um dos principais equipamentos para o jateamento são os compressores de ar. Além disso, também são utilizadas diversas outras máquinas dependendo da demanda, de grande porte até pequenas unidades de jateamento portátil, do tamanho de uma mochila. 

Há também a necessidade de pistolas de jateamento e mangueiras projetadas especificamente para essa função. Os profissionais de jateamento contam ainda com um bico na mangueira para direcionar o produto abrasivo para o objeto com níveis elevados de pressão.

Vale lembrar que, por mais que a operação seja simples de ser realizada, é fundamental que se manuseie com o equipamento adequado e com as devidas condições de segurança. A escolha dos componentes e abrasivos também deve ser feita com cautela para garantir que o jateamento traga os resultados esperados.


 

E então, o que achou do nosso post sobre jateamento abrasivo? Já conhecia esse método e suas ferramentas? Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e não deixe de acompanhar nossas postagens para saber mais sobre ferramentas elétricas, equipamentos e veículos para construção civil e seus usos.

Até o próximo artigo!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.