Ensaio de compactação: Como deve ser feito e dicas fundamentais

O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados.

Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.

Vamos te explicar quais normas regulam a atividade no Brasil, explicar exatamente como surgiu o Ensaio de Proctor e quais são os termos relacionados à técnica de compactar o solo.

Normas Reguladoras para o Solo Compactado

A compactação do solo na construção civil é um importante procedimento, que merece muita atenção para que seja possível atingir os resultados esperados. E para que haja uma série de regras vinculadas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu as seguintes NBRs:

• NBR 6457;

• NBR 7182;

• NBR 9895.

Confira o que cada uma estabelece para identificar a qualidade do solo compactado.

NBR 6457

Criada em 1986, a norma esclarece os tipos de aparelhos a ser utilizados, como preparar as amostras que farão parte dos ensaios de compactação e ensaios de caracterização.

Aparelhos necessários

A norma informa que para o ensaio de compactação serão necessários o uso de bandejas metálicas, peneiras apropriadas, balanças para que seja possível pesar o solo, repartidores das amostras e almofariz.

Como preparar a amostra do solo

É muito importante que a amostra que fará o ensaio de compactação tenha uma secagem prévia. Em via de regra é necessário ter 5% que esteja abaixo da umidade ótima presumível e 3% acima da mesma classificação.

NBR 7182

É responsável por determinar quais os métodos serão utilizados para que seja possível identificar o teor de umidade e a massa classificada como específica, que esteja visível no solo compactado.

Energia de compactação

Há sutis diferenças para o uso do soquete para determinar a energia de compactação, conforme a tabela abaixo:

Tipos de Energias de Compactação

Tamanho do Soquete Tipo de energia Camadas Número de Golpes por camadas
Pequeno Normal 3 26
Grande Intermediário 3 21
Grande Modificada 5 27
Grande Normal 5 12
Grande Intermediário 5 26
Grande Modificada 5 55

Fonte: NBR 7182

NBR 9895

Indica como realizar a fixação do molde relacionados aos corpos-de-prova, os cálculos para identificar qual será a massa aparente seca, entre outras informações importantes.

Curva de compactação

Para obter um resultado satisfatório, utiliza-se as coordenadas cartesianas em que se marca a abscissas relacionadas aos teores de umidade, bem como as massas específicas que estejam secas.

Conheça o Ensaio de Proctor

Em 1933, o engenheiro Ralph Proctor contribuiu com significativas orientações sobre como compactar o solo e identificar quais meios são importantes para atestar a qualidade das amostras.

Se você deseja obter mais informações sobre o assunto, explicamos o que é compactação dos solos em nosso artigo:

Como fazer uma Compactação do solo eficiente

Termos do Ensaio de Compactação

Vale a pena relembrar os termos técnicos utilizados para que saiba quais você precisa utilizar e garantir que o solo esteja seguro.

Grau de Compactação (GC)

Mede-se o peso específico classificado como aparente seco com o máximo de campo, determinado por (kN/m³) e gdmax, que corresponde ao peso específico também do aparente seco máximo, mas em laboratório.

Aceita-se uma porcentagem que varia entre 95% e 100%

Curva de saturação

A curva de compactação que explicamos acima precisa se manter abaixo da curva de saturação 100%, em que a saturação indica o lugar geométrico do solo.

Densidade do Maciço Terroso

A densidade do Maciço Terroso é fundamental para que seja possível gerar significativas economias para os custos de hidráulica e de estrutura sem deixar de lado a qualidade do solo.

Teores de umidade

É necessário aplicar a fórmula para identificar o peso específico, bem como a curva e o teor de umidade presente no solo, conforme as orientações:

Fórmula:  E = P.h.N.n / V

E = Energia da compactação

P = Peso do soquete

h = Altura do soquete

N = Quantos golpes por camada

n = Quantas camadas

V = Volume do solo que foi compactado (cm³)

Equipamentos para garantir resultado satisfatório ao ensaio

Como explicamos, o ensaio de compactação é realizado com uma amostra do solo, que já recebeu a técnica. O que vai garantir a eficácia e eficiente do trabalho realizado é a qualidade de todos os equipamentos utilizado, bem como a habilidade do profissional.

Confira todos os Equipamentos que vale a pena investir!

Está na dúvida entre comprar ou alugar os equipamentos de compactação do solo? Entre em contato com a Degraus para receber as melhores orientações ao seu caso.

Fale com um especialista de Degraus agora!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.