Empolamento do solo exige conhecimento técnico e equipamentos adequados

O empolamento do solo faz parte das técnicas que contribuem para que uma obra possa ser feita com sucesso. Afinal, a movimentação correta da terra implica diretamente no resultado da construção.

Conhecido também como Expansão Volumétrica, o empolamento é um fenômeno característico dos solos que estavam em seu estado natural e foram removidos, o que gera um consideravelmente aumento de vazios, que implicam diretamente no Volume de terra solta.

Nesse artigo, vamos te explicar sobre a importância da taxa de empolamento mais adequada, como realizar o cálculo e os equipamentos utilizados para a movimentação de terra.

Taxa de empolamento

Sabemos que o meio ambiente proporciona diferentes estruturas de solo e, por esse motivo, é necessário compreender quanto de aumento acontecerá cada vez que movimentar a terra, seja para uma escavação, nivelamento, abertura de vala, entre outros trabalhos realizados na área.

Confira a taxa de empolamento estabelecida por Ricardo e Catalani em 1990, que serve de base até hoje:

  • Rocha Detonada: E 50%
  • Solo Argiloso: E 40%
  • Terra Comum: E 25%
  • Solo Arenoso Seco: E 12%

Essa porcentagem contribui para que o profissional saiba exatamente como calcular o metro cúbico de terra, bem como determinar em quanto tempo termina o serviço.

Como calcular o empolamento

O volume de terra solta pode ser facilmente calculado quando seguimos a seguinte fórmula:

Vs = Vc (1 + E)

Mediante o conhecimento de que:

Vs: Representa o Volume de Terra Solta

Vc: É o Volume de Corte

E: Empolamento

Empolamento do Solo e o Trabalho de terraplenagem

A Terraplenagem tem como objetivo deixar o terreno pronto para que a construção possa começar. Ela é extremamente importante para garantir o corte, nivelar o solo e evitar depressões ou excesso de terra.

Logo, o empolamento faz parte das atividades de terraplenagem, principalmente no que tange o uso de máquinas capazes de realizar o nivelamento adequado.

Equipamentos para Movimentação de Terra

Entre as máquinas utilizadas para o processo de empolamento do solo, você pode contar com uma:

Carregadeira Dumper 1500 Kg

Carregadeira Dumper 3000 Kg

Mini Pá Carregadeira

Minicarregadeira 1800 Kg

Minicarregadeira 2400 Kg

Miniescavadeira 2735 Kg

Miniescavadeira 3600 Kg

Entre as soluções que geram economia em um canteiro de obras está o de optar por alugar as máquinas e equipamentos. Se você também está interessado nessa forma inteligente de realizar os seus trabalhos, peça um orçamento com a Degraus.

Quero receber um orçamento agora!

 

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.