Blog

Dicas para tirar o projeto do papel e começar a construir sua casa

22 de março de 2021

Que tal tirar o projeto da sua casa própria do papel? Saiba que isso é perfeitamente possível quando você segue os passos certos!

Planejar a construção de uma casa em condomínio em São José dos Campos ou apartamento é uma tarefa que envolve muitos pontos. De definição do terreno a levantamento da mão de obra necessária e a obtenção de todos os documentos, sem dúvidas um turbilhão de informações e coisas a se pensar.

Todos esses itens são de suma importância quando se deseja construir uma casa. Isso porque estes são essenciais para garantir que as obras sejam finalizadas dentro do prazo, que o custo fique dentro do orçamento e que surpresas não esperadas apareçam no final.

Para ajudá-lo nesse processo de tirar o projeto do papel e começar a construir sua casa, separamos algumas dicas que irão clarear as suas ideias para que você comece a se planejar agora mesmo. Confira!

1- Comece escolhendo o terreno

O primeiro passo para você construir a casa dos seus sonhos, é escolher o local que você chamará de lar. A escolha do terreno é um passo fundamental para construção do imóvel e tem total influência para que ele fique dentro das suas expectativas.

Ter atenção aos desníveis do terreno, qualidade do solo, área permitida para a construção da casa e localização é essencial antes de fechar qualquer compra. Não está muito seguro para fazer a escolha? Uma ótima dica é pedir auxílio de um profissional especializado na área.

2- Defina seu orçamento para a construção

A determinação do valor a ser gasto na construção é um dos fatores que mais vai impactar no valor total do imóvel. O orçamento da obra será capaz de definir o tamanho, qualidade da casa e tempo gasto para a conclusão do projeto. Por isso, é essencial tomar cuidado para fazer as contas corretamente e de maneira realista.

Procure não exagerar no projeto, pois isso pode fazer com que você não consiga pagar por todos os custos ou se depare com o atraso da obra. Porém, tenha cuidado com a situação contrária: economizar demais pode fazer você se arrepender depois! Portanto, procure sempre um meio termo.

3- Tenha um arquiteto ao seu lado

Garantir acompanhamento técnico durante a construção de um imóvel é uma exigência da legislação brasileira. Portanto, depois de definir seu orçamento, contratar um arquiteto para a criação do seu projeto é essencial.

Vale lembrar que o arquiteto e urbanista se preocupa com muitos outros pontos que vão além da estética da obra. É ele quem irá orientar, planejar e projetar sua casa de acordo com as condições do terreno e com as suas necessidades.

4- Mão de obra qualificada é essencial

Qual é a primeira coisa que se avalia nas casas à venda em São José dos Campos? Sem dúvidas, a estrutura. Por isso, é essencial que você tenha ao seu lado mão de obra qualificada.

Procure informações com colegas e feedbacks na internet sobre os principais profissionais que farão parte do seu projeto, como mestre de obras, pedreiros, pintores e serventes. Lembre-se que eles serão responsáveis pelo sucesso do projeto, então não pule a etapa de pesquisa.

5- Obtenha a documentação necessária

Ficar atento à parte legal do planejamento é outro ponto essencial para o seu projeto sair do papel. Neste passo você precisará cumprir com as obrigações jurídicas para conseguir a aprovação e a formalização para a construção do imóvel.

Licenças e alvarás da obra, seguindo as normas e exigências dos órgãos municipais competentes devem ser obtidas. Além disso, também é necessário realizar o pagamento das taxas e emolumentos legais, bem como apresentar os dados da documentação jurídica e cadastral do terreno.

6- Faça um cronograma

Por fim, mas não menos importante, você deverá definir um cronograma para manter a organização dos estágios e visualizar os passos que precisarão ser executados. De maneira geral, seu projeto deve seguir as seguintes etapas:

  • Fundação — aqui, toda a sustentação da casa é feita. O terreno deve ser preparado, realizando a fundação e construindo o alicerce que servirá de base para as próximas fases;
  • Alvenaria — a etapa para que as paredes sejam levantadas, a laje colocada e outros pontos estruturais do imóvel elaborados;
  • Laje e Telhado — essa parte conclui a parte estrutural da casa. A mesma deve ser feita considerando, sobretudo, o projeto arquitetônico;
  • Elétrica e hidráulica — etapas que necessitam de maiores cuidados para ficarem bem executadas. Para evitar erros e problemas, precisa-se ter profissionais capacitados ao seu lado;
  • Acabamento — uma etapa complexa, longa e, sobretudo, cara. O acabamento demanda muita mão de obra para que tudo seja feito perfeitamente. Portanto, tenha atenção e se mantenha próximo da obra durante esse processo.

Enfim, viu só que não é algo assim tão impossível tirar seu projeto do papel? Siga nossas dicas, se planeje e usufrua de um lindo resultado. Ainda está com dúvidas se o seu sonho pode ser realmente executado? Converse com um profissional da área e veja sua realidade de outra forma.

Gostou? Aproveite para compartilhar com outras pessoas!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus