Descubra a diferença entre compactador de solo e placa vibratória

No ramo da construção civil, existem muitos equipamentos que podem gerar dúvidas por possuírem funções semelhantes. No artigo de hoje, vamos falar sobre dois deles e explicar a diferença entre o compactador de solo e a placa vibratória.

Essencialmente, os compactadores de solo são utilizados para compactar solos granulares e mistos com alto conteúdo de argila – sendo bastante usado em fundações e bases para piso. Já as placas vibratórias são usadas amplamente para compactar solos granulares soltos ou bloquetes de concreto. Ou seja, em forma de grãos, como areia, britas e pedras de pavimentação. Quer entender melhor sobre tudo isso? Continue a leitura!

Compactador de solo: o que é?

O compactador de solos ajuda na preparação do solo por meio da compactação. Por conta disso, o seu uso é muito comum em terrenos que possuem desnivelamento e que são feitos de materiais granulados, como areia, cascalho, terra, entre outros. Dessa forma, após a compressão o chão estará plano e poderá receber o material para o seu encobrimento. Normalmente, utiliza-se uma placa de concreto e, antes dela, fazem uma cobertura de britas.

E a placa vibratória?

A placa vibratória, diferente do item anterior, é indicada especificamente para o asfalto ou bloquetes de concreto, já que compactador de solo tem sua sapata feita de madeira, impossibilitando o uso neste tipo de terreno. Então, quando falamos na diferença entre o compactador de solo e a placa vibratória, temos que levar em consideração o tipo de serviço a ser executado. A placa é utilizada para atividades menores, como tampar buracos de pequenas dimensões e realizar ações de recapeamento asfáltico.

Contudo, não pense que o equipamento não pode ser usado em outras superfícies. Na realidade, ela é frequentemente utilizada como forma de retificação. Um exemplo: na camada de britas, caso você opte pelo compactador, ele causaria um afundamento. Ou seja, a placa vibratória é mais indicada.

Não precisa comprar, alugue o equipamento aqui na Degraus!

Uma das preocupações de quem precisa contar com as funcionalidades destes equipamentos é justamente o alto investimento na compra e o pouco uso. Sendo assim, a melhor solução é alugar o compactador de solo ou a placa vibratória aqui na Degraus! Fundada em 1987, nós somos sinônimos de confiança e segurança para a sua obra. Veja nosso catálogo e escolha os equipamentos/ferramentas que mais se adequam a sua necessidade.

Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais esse tipo de conteúdo. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.