Conheça os tipos de serra e suas aplicações

Se você conhece um pouco sobre ferramentas deve saber que existem serras manuais e elétricas e que todas são usadas para diferentes fins. Na hora de escolher seu equipamento fique atento aos tipos de serra disponíveis, já que elas serão fundamentais para determinar o acabamento do produto e resultado final. Confira agora o leque de opções que você tem e escolha o modelo ideal!

Tipos de serras: Veja várias opções deste equipamento

Um marceneiro que se preze deve conhecer todos os tipos de serra a sua disposição. Até porque cada serra, seja ela manual ou elétrica — além do tipo de lâmina e o formato dos dentes, se diferenciam conforme cada utilização e são determinantes para definir o acabamento do produto final.

Veja os tipos de serra e suas características e aprenda onde usar cada uma delas!

Tipos de serras elétricas

As serras elétricas foram produzidas para otimizar nosso tempo, já que aceleram o trabalho manual. Oferecem um corte preciso e facilitam a rotina de muitas marcenarias.

Serra Mármore

A serra mármore, como o nome se refere, é destinada ao corte de azulejos, mármore, pisos, pedras, paredes, tijolos, entre outros. Possui discos menores e alta rotação, além do motor na frente da lâmina, que facilita o manuseio do equipamento. Alguns modelos de discos diamantados também permitem o corte de madeira com a serra mármore, o que a torna ainda mais versátil.

Serra Circular

Uma das serras mais versáteis desta coleção, a serra circular é usada para cortar vários materiais, tudo depende da lâmina em uso. Ela pode ser encontrada em 4 versões, sendo elas: manual, esquadrejadeira, de bancada e meia esquadria. O seu uso é indicado para todos os tipos de madeira, mármore, telhas e cerâmicas, além disso possui rotação baixa. Quando usada com lâminas de dentes largos, produz cortes grossos. Já a lâmina universal chega a cortar madeira maciça e derivados.

Serra tico-tico

Seu uso é indicado para materiais como madeira, metais, azulejos e plástico. Suas serras são pequenas, o que permite alcançar detalhes minuciosos. A versatilidade da serra tico-tico não para por aí, pois com ela é possível fazer cortes em até 45° em linha reta, curva, perpendiculares ou inclinadas.

Serra fita

A serra fita possui uma lâmina que consegue atingir profundidades maiores, por isso é muito requisitada para realizar cortes em materiais espessos — o que outros tipos de serra não conseguem. Como é ideal para fazer cortes em curvas, seu uso não é indicado para quem busca precisão.

Tipos de serras manuais

Tão utilizadas quanto as serras elétricas, as serras manuais são ferramentas muito usadas em marcenarias, mas não ficam de fora no uso doméstico, pois ajudam em reformas simples.

Serrote

A sua popularidade se deve ao fácil manuseio com certa habilidade para realizar cortes de troncos e toras. Possui uma lâmina de aço serrilhada e presa a um cabo de madeira ou plástico em uma de suas pontas. Ela é uma ferramenta portável e operável com uma mão.

Serrote de costas

O serrote de costas possui uma lâmina retangular com reforço de uma banda metálica. Durável e resistente, tem dentes finos e corta madeira folheada, molduras e perfis. O seu aço temperado é de 10mm de largura.

Serra de arco

Feita de arco metálico e dentes virados para baixo permite cortes e recortes arredondados em materiais como folheados e madeiras delicadas. A lâmina da serra de arco ou serra de recorte é desmontável e longa.

Serra universal

Muito encontrada em kit de marcenaria, a serra universal realiza cortes em materiais como plástico, metal e madeira.

Degraus: todos os tipos de serra se encontram aqui

Há uma infinidade de outros tipos de serra para ajudar nas mais diversas tarefas do dia a dia. Sejam em indústrias, obras, marcenarias ou em casa, a serra que você precisa está aqui na Degraus. Encontre preços acessíveis e alta qualidade entrando em contato com a gente.

Você pode comprar ou alugar essas ferramentas, tudo depende da sua necessidade. Acesse nosso site e veja mais opções e detalhes dos produtos!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.