Conheça Os Tipos De Concreto Mais Usados

Quem trabalha ou simplesmente entende do assunto, sabe que, o concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem, é da existência de diferentes tipos de concreto disponíveis no mercado — além de suas finalidades específicas. Ficou curioso? Neste artigo vamos esclarecer tudo. Saiba mais

 

Tipos de concreto e suas especificações

 

O concreto é definido como um material de construção oriundo da mistura — em proporção adequada — de aglomerantes, agregados e água. É importante ressaltar que, também é frequente o uso de aditivos e adições que potencializam o seu desempenho. Selecionamos uma lista com os principais tipos de concreto utilizados: 

 

Concreto Convencional 

 

Como bem exemplificado pelo nome, o concreto convencional é o primeiro da lista — justamente por ser o mais utilizado nas obras de construção de maneira geral. Sua utilização pode ser feita por meio de fôrmas no método convencional, fazendo o uso de carrinho de mão, grua, caçamba, balde e entre outras possibilidades.

 

Concreto Bombeável 

 

Assim como o exemplo acima, o concreto bombeável também é muito utilizado em obras civis, além de possuir características semelhantes. Porém, a sua diferença está em possui maior fluidez, para que assim o bombeamento seja possível. Outra característica importante é que ele alcança distâncias maiores em sua aplicação. 

 

Concreto Pesado 

 

Esse tipo de concreto tem como característica principal a alta densidade — que é obtida por meio da utilização de conjuntos especiais, tais como a hematita, a magnetita e a barita. Essa junção de elementos faz com que a mistura (de concreto) ganhe maior resistência mecânica, durabilidade e proteção contra radiações. 

 

Concreto Projetado 

 

Pelo fato de possuir um relevo que demanda obras de contenção em grande dificuldade, esse tipo de concreto é muito usado no Brasil. Tem como característica principal uma fluidez ainda maior que o concreto bombeável — com adicionais que elevam sua aderência ao substrato.  

 

Concreto Autoadensável 

 

O concreto autoadensável tem como suas principais características a fluidez e a resistência à segregação — diferenciando-se de outros materiais que possam imitá-lo. A habilidade passante é outra característica do produto, no autoadensável, mesmo com muito fluido, os agregados e a pasta de cimento não se separam.

 

Cuide bem da sua obra 

 

Após conhecer os principais tipos de concreto utilizados, chegou o momento de definir o próximo passo da sua obra, não é mesmo? Nós do Grupo Degraus, atuamos há mais de 30 anos com a locação equipamentos para construção civil, eventos, indústrias e entre outros segmentos. 

 

Portanto, antes de começar a sua obra, acesse o nosso site e veja tudo o que podemos lhe oferecer! 

 

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.