Conheça os benefícios das estruturas de madeira

As civilizações mais antigas já utilizavam a madeira em suas construções. Ela é um material muito versátil para esses tipos de projeto e é usada em pontes, colunas, coberturas e de diversas outras formas. Seu uso reúne sofisticação e contemporaneidade, então conheça um pouco mais sobre sua matéria prima e entenda melhor seus prós e contras. Acompanhe este conteúdo!

Estruturas de madeira na construção: Usar ou não?

Com o passar do tempo, algumas dúvidas surgiram acerca do uso da madeira. Assim que o metal e outros materiais foram sendo utilizados nas construções, dúvidas percorreram em nosso meio. Logo se criou um receio em usar as estruturas de madeira.

Embora seja uma alternativa ecológica e flexível pelas possibilidades de trabalhos, é preciso tomar alguns cuidados. Para sua instalação é fundamental evitar o contato da matéria prima com o solo e impedir que fique exposta às intempéries.

Para ser usada em projetos onde estará sujeita às condições acima, entretanto, é importante incluir no planejamento proteções extras ao material. As espécies mais indicadas para o uso em construções são Ipê, Jatobá, Maçaranduba. Muito utilizadas, sobretudo, em estruturas de madeira.

Agora chegou a hora de te mostrar as verdades e mitos sobre esse material, veja:

Vantagens

Como um material feito a base de árvore pode contribuir positivamente a biodiversidade? Vamos te responder apresentando os tópicos abaixo.

  • Durabilidade e resistência

A madeira é resistente ao corte, a flexão e em relação ao concreto apresenta a mesma resistência a compressão. Espécies como a Cumaru e Itaúba têm alta durabilidade mesmo em ambientes externos. Com os cuidados adequados, a madeira fica longe de riscos de apodrecimento e dura muitos anos.

  • Material renovável

A madeira é um produto encontrado na natureza, o que já apresenta grande vantagem. Comparado a produção de outros produtos industrializados, ela exige um consumo muito menor de energia como material de construção. Além disso, sendo extraída de forma consciente não compromete o meio ambiente. Ao ser descartada, não oferece perigo a natureza nem libera componentes químicos.

  • Execução rápida

Uma obra a base de madeira é construída muito rapidamente. Fora que, seu material é de fácil manejo, o que possibilita ser produzida em peças de dimensões e tamanhos diferentes. Essa condição é essencial para acelerar um projeto que necessite de mudanças rápidas. Sem contar sobre a propriedade de receber ligações e emendas de forma simples.

  • Sensação de conforto

Estudos já comprovaram que uma casa feita de madeira se comparada a uma casa fabricada por produtos sintéticos, proporciona maior sensação de conforto aos moradores. O ambiente fica leve, ecológico e trás benefícios a saúde.

  • Isolante térmico e acústico

Esse é um importante fator que auxilia a queda do uso de energia. Por possuir propriedade de isolante térmico, em alguns casos o uso de ar condicionado não é necessário. Do mesmo modo acontece com seu fator de antirruído. Por isso a madeira não só apresenta condições naturais de climatização como também de conforto contra barulho.

Cuidados que você deve ter

Por outro lado, as coberturas, paredes, janelas e estruturas de madeira precisam de alguns atenção especial, para que não percam seus desempenho.

  • Vulnerável a intempéries

O uso da madeira principalmente em locais externo a torna mais suscetível a desgastes. Por isso, procure não usar em ambientes úmidos, pois pode danificar o material. Para garantir ainda sua durabilidade, é preciso contar com tratamento adequados contra cupins e outros insetos.

  • Produto inflamável

É preciso ficar atento com o excesso de calor em ambientes com a presença de madeira. No mercado já existem produtos que retardam o efeito do fogo na madeira, entretanto, a melhor prevenção é a precaução.

Antes de qualquer coisa se certifique de usar madeira certificada e equipamentos adequados para esses fins, como a serra circular. Esta medida garante que o material será de qualidade, o que além de oferecer segurança as estruturas do local, também promove a sustentabilidade.

estruturas de madeira

Gostou deste conteúdo? Conte com a nossa equipe para te informar sobre diversos assuntos e sempre oferecer os melhores produtos para seus serviços de construção e reforma. Consulte em nosso site o que você precisa e solicite um orçamento. Estamos presentes em 6 estados do Brasil, sempre prontos para atender a sua demanda!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.