Compressor de ar para poço artesiano: como escolher o ideal

Em muitos sítios e chácaras é comum que o abastecimento de água seja feito por meio de poço artesiano. Para realizar o bombeamento de água dessas fluentes perfuradas, no entanto, é necessário contar com equipamento específico. Usar um compressor de ar para poço artesiano para fazer com que a água chegue até a superfície é a melhor opção. Nesse artigo, iremos apresentar algumas informações sobre esse item para que você esclareça todas as dúvidas.

Compressor de ar para poço artesiano: como funciona

Sua residência possui um poço e você deseja fazer o bombeamento da água de uma forma rápida, ágil e mantendo a qualidade e propriedades do líquido? Então saiba que o compressor de ar é a melhor opção para isso. É comum que ele seja utilizado em locais onde não há água encanada e/ou também quando é possível extrair água de poços abaixo da terra sem ter de pagar posteriormente para uma empresa.

O equipamento concentra o ar em seu reservatório e então devolve ao ambiente com maior pressão ou vazão. O compressor de ar para poço artesiano possui um sistema eficiente e de alta performance, fazendo com que você tenha mais agilidade na extração da água.

Como escolher o compressor de ar para poço artesiano ideal

Antes de adquirir um compressor, comprado ou alugado, é necessário observar alguns pontos importantes que irão ajudar a definir o melhor modelo para a sua necessidade.

Profundidade do buraco

Um dos principais pontos antes de comprar ou alugar seu equipamento é a profundidade do poço artesiano. Isso porque, além do compressor, você também precisará observar o tamanho da mangueira e o alcance para que o ar comprimido não saia do fundo. Além disso, fique atento ao diâmetro do poço para garantir que o instrumento irá passar por ele. 

Tamanho do compressor

Saiba que não é necessário ter um equipamento com reservatório muito grande para fazer a pressão de bombeamento de água. Geralmente, os que possuem reservatório maior são mais caros e os modelos entre apenas 1,5 e 5 litros já conseguem suprir bem a necessidade de boa parte dos poços artesianos.

Peso do equipamento

Outro detalhe importante que merece atenção é o peso do compressor pois pode acontecer de, eventualmente, você precisar movê-lo para fazer as manutenções periódicas. Por isso, o ideal é escolher um modelo com no máximo 20 quilos. Um equipamento muito pesado vai dificultar essa movimentação.

Inexistência de óleo

Por fim, mas também muito importante, é que o compressor não possua óleo em seu sistema. Do contrário, pode ser muito nocivo para o poço artesiano, pois torna a água importável para consumo e ainda polui a fonte. Sendo assim, prejudica não apenas as pessoas que fazem uso como também de toda a natureza a sua volta. 


E então, o que achou do nosso post sobre compressor de ar para poço artesiano? Saiba que também é possível contar com bombas d’água para realizar essa tarefa. Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e não deixe de acompanhar nossas postagens para saber mais sobre ferramentas elétricas, equipamentos e veículos para construção civil e seus usos.

Até o próximo artigo!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.