Aprenda o que é e como usar serra tico-tico

Antes de aprender como usar serra tico-tico, vamos explicar o que é essa ferramenta, suas características e quais as melhores aplicações.

Uma das ferramentas mais usadas para fazer cortes precisos, a serra tico-tico ainda deixa algumas dúvidas quanto a sua utilização. Continue a leitura e aprenda como usar serra tico-tico.

O que é uma serra tico-tico?

O nome curioso foi dado a uma das principais ferramentas elétricas usadas em oficinas para tarefas como cortar madeira e outros materiais.

Com a serra tico-tico você faz cortes com movimentos de vai e vem ao usar uma lâmina serrada.

Ela pode fazer cortes retos de até 45 graus e é precisa o bastante para curvas e movimentos detalhados. Você vai aprender como usar serra tico-tico como ferramenta para cortar madeira, alumínio, plásticos, cerâmicas, azulejos e outros materiais.

Diferenças entre os modelos

Antes de aprender como usar uma serra tico-tico precisamos entender as diferenças entre elas.

Essa versátil ferramenta possui algumas características que as diferem entre si e são importantes para sua utilização.

Potência

A potência é a primeira delas e se refere à velocidade do motor, que influencia diretamente em quão sólidos poderão ser os materiais cortados com ela.

Velocidade

A quantidade de velocidades do equipamento também age na decisão de qual a melhor serra tico-tico e qual a mais precisa para fazer cortes. Quanto maior a espessura e densidade do material, maior será a velocidade necessária da lâmina da serra tico-tico.

Ajustes Orbitais

Outro atributo importante da serra tico-tico profissional é a combinação de ajustes orbitais, pois são eles que possibilitam que a serra elétrica tico-tico faça cortes em ângulos e lados diferentes.

As lâminas mais largas ou estreitas também fazem toda a diferença, assim como a facilidade de sua remoção.

Lâmpadas de LED

Outras características que ajudam a definir qual a melhor serra tico-tico para você são as lâmpadas de LED – muito úteis para ter precisão em ambientes mais escuros – e a qualidade da bateria. A serra tico-tico Bosch profissional é uma excelente ferramenta para diversas aplicações. A serra tico-tico Bosch tem ação orbital e é ótima até para cortar metais. Seu sistema SDS para troca de lâmina e a velocidade constante a colocam como uma das melhores da categoria.

Agora que você já sabe quais são os tipos de serra e para que serve a serra tico-tico, vamos aprender utilizá-la?!  

Como usar serra tico-tico

O primeiro passo para para aprender como usar serra tico-tico envolve a segurança e o uso de EPI, os equipamentos de proteção individual.

A preparação da ferramenta deve ser feita com ela fora da corrente elétrica. Esse é o momento para trocar a lâmina, caso seja necessário.

1 – Com o equipamento pronto, chegou a hora de preparar o material que será cortado.

2 – Faça marcações do local do corte para orientação durante o trabalho e acomode-o sobre o suporte ou a bancada para serra tico-tico. Verifique a luz LED e os últimos detalhes e vamos aprender como usar a serra tico-tico!

Ligue o equipamento na tomada, escolha a velocidade e a potência que correspondam com o trabalho a ser realizado.

3 – Com as duas mãos, conduza a serra tico-tico com calma e precisão pela demarcação feita no material anteriormente.

4 – Tenha cuidado com o acúmulo de pó e pedaços sobre o material utilizado. Esses resíduos podem obstruir a visão do material, dificultando seguir as marcações, e até reduzir ou impedir o trabalho da lâmina, sendo necessária a remoção e a limpeza constantes.

5 – Por fim, com o material cortado, desligue a ferramenta da tomada e finalize com uma lixa para remover as rebarbas e imperfeições.

Precisando de uma Serra Tico-Tico?

Entre em contato com a Degraus e faça já uma cotação de orçamento.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.