Blog

Como preparar argamassa – Passo a passo para não errar mais na obra

21 de maio de 2021
Como preparar argamassa

Os profissionais da construção civil com certeza já se depararam com a seguinte pergunta: “como preparar argamassa?”. É uma dúvida relativamente simples, mas que pode deixar muitas pessoas inseguras durante a obra. Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Nós preparamos um passo a passo que vai descomplicar esse serviço para você.

Boa leitura!

Afinal, o que é argamassa?

A argamassa é o resultado da mistura de água, cal e areia. Sendo amplamente utilizada para proteger superfícies e servir para o assentamento de tijolos, ladrilhos, azulejos e blocos, por exemplo.

Se você está com uma obra à vista e deseja conhecer detalhadamente cada processo desta construção, é essencial que saiba tudo sobre argamassa. Por isso, preparamos um guia sobre os principais tipos, as suas proporções, um passo a passo sobre como preparar argamassa e uma lista de equipamentos ideais para trabalhos em concreto.

Vamos lá?

Tipos de argamassa

Alguns não sabem, mas quem é do ramo já conhece essa informação: não existe apenas um tipo de argamassa.

Dependendo da função e da condição do ambiente, é preciso analisar a melhor fórmula a ser utilizada ou você pode acabar com uma obra malfeita.

  1. Argamassa de alvenaria: o primeiro tipo é assentado com argamassa de cimento e na proporção de uma porção de cimento para três de areia + aditivo impermeabilizante. Ela é amplamente utilizada em revestimentos impermeáveis e de pisos, uma vez que evita infiltrações e possíveis danos à estrutura;
  2. Alvenaria de elevação: aqui, temos uma porção de cimento, duas de cal e sete de areia. Indicada para o assentamento de tijolos para levantar muros;
  3. Emboço: muito comum no nivelamento de paredes irregulares, o emboço combina uma porção de cimento, duas de cal e oito de areia;
  4. Blocos de concreto: nessa opção, temos uma argamassa composta somente por cimento e areia, levando uma porção de cimento para seis porções iguais de areia;
  5. Chapisco: uma das melhores opções para aumentar a aderência na parede. Aqui, combina-se uma porção de cimento para três porções iguais de areia;
  6. Reboco: também chamada de massa fina, o reboco é feito de uma porção de cimento, duas porções iguais de cal e nove porções iguais de areia. Ele é muito usado no acabamento de construção de paredes;
  7. Colante: esse tipo de argamassa é mais recente e confere maior consistência durante a sua aplicação. Por conta do alto poder de fixação, ela é indicada para grandes fachadas, peças maiores e em obras em grandes alturas.

Como preparar argamassa – Passo a passo

Agora que você conhece os tipos disponíveis, confira nosso passo a passo sobre como preparar argamassa.

  1. Acrescente primeiro a areia, depois o cimento e misture sem água com a ajuda de uma enxada ou pá até ficar uniforme. Se o tipo de argamassa a ser usado necessitar de cal, faça esse mesmo procedimento e jogue o material por último sobre a mistura;
  2. Quando estiver bem misturado, faça um buraco no meio da argamassa e adicione água aos poucos, até ela virar uma pasta nem muito mole e nem muito dura. Tome cuidado para a água não escorrer para fora.

Passo a passo como preparar argamassa

Uma informação importante: prepare somente a quantidade a ser utilizada na hora. Caso faça o contrário, a massa endurece e o material será desperdiçado.

Outro detalhe relevante: as argamassas de cimento, que não levam cal, endurecem mais facilmente.

Lembre-se que essa é uma etapa fundamental para o sucesso da sua obra, portanto, todo cuidado é pouco.

Betoneira: o segredo para preparar argamassa

A betoneira é um equipamento indicado para a produção de concreto ou argamassa por meio da mistura de materiais como pedra, areia, cimento e água.

Mas afinal, como usar a betoneira?

O primeiro passo é montar corretamente o equipamento. Portanto, não esqueça de checar todas as orientações descritas no manual. O mais indicado é que apenas profissionais experientes façam isso.

Além disso, é essencial que os trabalhadores que usarão a betoneira usem todos os EPIs obrigatórios para a atividade, como capacete, protetor auricular, botas, luvas, óculos, etc).

Fez tudo isso? Ótimo! Agora podemos usar o equipamento:

  • Coloque a quantidade certa dos materiais agregados (britas, cascalho, etc.);
  • Encha a betoneira com um volume de água que cubra a metade do tambor;
  • Bata os componentes por aproximadamente um minuto;
  • Na sequência, coloque a areia e o cimento, e complete o tambor com água;
  • O tempo para misturar agora será de 3 minutos.

Informação importante: na embalagem do cimento, por exemplo, você encontrará outras indicações do fabricante. É sempre válido conferi-las, uma vez que o ponto certo do tipo de cimento comprado é fundamental para a concretagem.

Betoneira para Argamassa

Por fim, saiba que no final do dia será necessário fazer a limpeza da betoneira. Então, retire todo o excesso do tambor e limpe as engrenagens para evitar que o equipamento quebre ou tenha vida útil menor.

Se você preferir, o aluguel de betoneira pode ser uma solução prática e eficiente para evitar essa preocupação no final do expediente.

Outros equipamentos indicados para trabalhos em concreto

Além da betoneira, existem muitos outros equipamentos que são essenciais em obras para realizar trabalhos em concreto.

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com equipamentos disponíveis para locação aqui na Loxam Degraus!

Cortadora Manual à Gasolina para Piso e Concreto

A Cortadora Manual à Gasolina é indicada para realizar cortes em pisos ou paredes como por exemplo para a instalação de portas ou janelas, passagem de conduítes e diversas outras aplicações.

Motor Vibrador Acionador

O Motor Vibrador Acionador é indicado para o acionamento de mangote de imersão, vibrador de concreto ou para bombas de água mangote.

Mangote de Imersão Pendular ou Vibrador de Concreto

O Mangote de Imersão Pendular ou Vibrador de Concreto são indicados nos trabalhos de adensamento do concreto, evitando que bolhas sejam formadas dentro do molde.

Alisadora de Concreto

A Alisadora de Concreto 36″ para locação é um equipamento perfeito para realização de acabamento do piso após o concreto ter sido colocado e nivelado.

Cortadora de Piso e Asfalto

A Cortadora de Piso e Asfalto é indicada para realização de cortes a seco ou refrigerados em concreto ou asfalto e utiliza discos de 14 ou 18 polegadas.

Politriz para Piso

A Politriz para Piso (Elétrica) é um equipamento indicado para realizar a remoção de tinta, epóxi, sinalização viária, adesivo e massa corrida de pisos de concreto, pedra portuguesa e pedra São Tomé.

Lixadeira Industrial para Piso

A Lixadeira Industrial para Piso é indicada para polir e raspar pisos, inclusive os de alta resistência como granilite, mármore, granito, concreto e epoxi.

Aluguel de equipamentos para trabalhos em concreto é na Loxam Degraus!

Agora você sabe como preparar argamassa e quais são os equipamentos ideais, certo? Então, aproveite e conheça todas as soluções da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Argamassa

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre como preparar argamassa? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus