Como nivelar um terreno antes de construir um imóvel

Profissionais da construção civil aprendem a como nivelar um terreno porque sabem o quanto é importante que a área a ser trabalhada possa ter as especificações de segurança que as normas técnicas exigem como a NBR 13133.

Seja para construir uma casa ou um imóvel comercial, o nivelamento geográfico permite a utilização de diferentes espaços, inclusive um terreno em declive pode se transformar em um terreno plano com a aplicação da técnica apropriada.

Dicas de como nivelar um terreno

Listamos cinco dicas importantes para fazer o nivelamento do terreno corretamente e não gere transtornos depois que a obra for finalizada.

Confira tudo que é preciso fazer.

1 – Definição de qual será a área a ser trabalhada

Geralmente, a construção de um imóvel não utiliza a área total do terreno adquirido, pois há espaços que serão utilizados com outras finalidades como área de lazer, garagem etc.

É importante que se faça a demarcação da área que será feito o nivelamento. Para isso, utilize estacas e linhas de pedreiro. Deste modo, é possível visualizar onde há desníveis e quais ações serão tomadas.

2 – Tirar o nível do terreno

Há dois modos de como nivelar um terreno: a primeira é a clássica utilização da mangueira de nível. Já a segunda é mais moderna e prática com o uso do nível a laser.

Explicamos exatamente como utilizar os dois meios em nosso artigo:

Como tirar nível: Dicas para uso com mangueira ou nível a laser  

3 – Como tirar nível sozinho?

Alguns profissionais atuam no nivelamento de um terreno sozinhos, o que dificulta o uso de uma mangueira de nível, pois exige a ajuda de um auxiliar.

Atualmente, o meio mais eficiente em tirar nível sozinho é por meio do uso de um nível a laser, que fornece informações precisas.

Nós ensinamos o passo a passo de como utilizar o equipamento em nosso artigo:

Como usar nível a laser: A tecnologia que poupa o seu tempo

4 – Modos de nivelar o terreno

Depois que você identificou quais partes estão acima ou abaixo do nível da rua, você precisa decidir se deseja cortar terra ou acrescentá-la.

Corte da terra

A técnica é aplicada para deixar o terreno no  nível da rua, por exemplo. Remove-se o excesso de terra até a proporção adequada.

Acrescentar mais terra

Já se houver necessidade em aumentar a quantidade de terra para o nivelamento, acrescenta até a altura indicada pela técnica que tirou o nível.

5 – Muro de arrimo

Nem todos os terrenos precisam de um muro de arrimo, mas há casos em que ele é indispensável para manter a área construída segura de deslizamentos de terra e instabilidade do lote.

Ele é utilizado quando a construção foi feita em morros, encostas e em terrenos com desníveis. A principal função do muro é o de proteger a construção de desabamentos.

Equipamentos e máquinas que auxiliam a nivelação de um terreno

Confira a lista de equipamentos e máquinas que você precisa para deixar o terreno nivelado:

Equipamento para movimentação de terra;

Rompedores pneumáticos;

Compactadores de solo;

EPIs;

Nesses casos, a locação é uma opção econômica sem que haja perda de qualidade dos serviços prestados.

Deseja alugar esses e outros equipamentos/máquinas?

Fale com a Degraus!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.