Como montar um andaime sem causar acidentes: Tudo que precisa saber

Saber como montar um andaime sem causar acidentes é uma habilidade adquirida por profissionais que estudaram sobre o assunto e têm conhecimentos técnicos sobre ele.

O andaime para construção é um fator determinante para que inúmeras atividades possam ser desenvolvidas com qualidade.

No artigo “Montagem de Andaime: Dicas para utilizar o equipamento em segurança”, nós falamos sobre como montar diversos modelos. Hoje, vamos te explicar como manter o trabalhador seguro.

Lista de Acessórios de Segurança na Montagem de Andaimes

A NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção estabelece uma série de precauções para proteger o trabalhador de acidentes. Fizemos essa lista com as principais recomendações.

1 – Cinto de segurança

O cinto de segurança é um item obrigatório e indispensável. Em nenhuma hipótese o colaborador deve subir em um andaime sem o acessório.

Para esses casos, o cinto de segurança paraquedista é o modelo que deve ser utilizado. Ele é classificado como Equipamento de Proteção Individual (EPI) e minimiza os riscos do trabalhador ter uma queda que comprometa a integridade física.

2 – Uso de Talabarte

O Talabarte também é de uso obrigatório, e tem como objetivo oferecer uma amarração que impeça a queda do trabalhador. Ele é utilizado junto com o cinto de segurança e deve ser colocado junto ao cabo-guia, linha de vida ou na estrutura do andaime (caso o mesmo seja fixo).

3 – Crachá de Identificação

Os trabalhadores que atuam com a montagem de andaime precisam utilizar crachás com um número de identificação e com a qualificação que eles possuem, bem como a data de exame médico ocupacional e o treinamento.

4 – Escadas e rampas de segurança

Outra recomendação é com relação aos andaimes que tenham pisos de trabalho e com mais de 1 metro de altura. Nesses casos, é importante que tenha uma escada ou rampa para que seja possível chegar facilmente até o topo.

Como montar andaime sem causar acidentes ou descumprir a norma técnica

Há algumas proibições estabelecidas pela NR 18, que foram elaboradas com o intuito de evitar acidentes de trabalho.

Um exemplo disso é o de não ser possível realizar o trabalho em andaimes que estejam apoiados em cavaletes com uma altura acima de 2,00 metros e largura menor que 0,90 centímetro.

Movimentação do andaime

Quando houver necessidade em deslocar o andaime, a norma determina que a movimentação seja feita sem o trabalhador em cima. Essa é mais uma medida de segurança para que não haja acidentes.

Avaliar a estabilidade do andaime

A experiência alinhada ao conhecimento técnico do profissional permite que haja a correta estabilidade para que o andaime não fique instável.

Leia também: 10 Dicas para não ter dor de cabeça com aluguel de Andaime

Depois de ler todas essas recomendações, você pode alugar um andaime com a certeza de que não terá problemas com a segurança, se seguir todas nossas recomendações.

Quero alugar um andaime agora

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.