Blog

Como Lixar Madeira – Guia completo para não errar mais

21 de maio de 2021
Como lixar madeira

Já ouviu falar em uma famosa expressão inglesa que diz “Do It Yourself” (DIY)? Em tradução livre, significa “faça você mesmo”. Normalmente, ela é aplicada nas situações em que podemos realizar algum tipo de trabalho manual, seja uma reforma ou um artesanato, por exemplo. Para quem é adepto deste pensamento, preparamos um artigo bem especial: descubra como lixar madeira e garantir móveis, pisos, paredes impecáveis!

No final do conteúdo, você saberá: como lixar peças de madeira, principais ferramentas elétricas para o serviço e onde conseguir todos esses equipamentos com um preço bacana.

Boa leitura!

Como lixar madeira – Passo a passo

Vamos lá…

A primeira dica que damos é para quem gostaria de lixar móveis de madeira: caso ele possua puxadores e portas, lembre-se de removê-los para que sejam trabalhados separadamente.

Dito isso, seguimos com as orientações.

Para lixar madeira, existe um passo essencial: identificar a direção dos sulcos ou veias das peças. Não sabe do que estamos falando? Calma, explicamos: já reparou que móveis de madeira costumam ter riscos parecidos com linhas?

Como lixar peças de madeira

Esses riscos são conhecidos por sulcos e têm sempre a mesma direção horizontal ou vertical.

Isso é fundamental, uma vez que você deve lixar a madeira seguindo a direção dos sulcos.

O que acontece se você lixar no sentido contrário?

Simples: a madeira será riscada e o trabalho para deixá-la lisa será redobrado.

No final, a melhor recomendação é fazer movimentos consistentes e certificar-se de não ficar muito tempo na mesma área do móvel ou peça. Dessa forma, você garante um resultado uniforme.

Ah, não se esqueça de trocar a lixa por uma de granulação maior. Você não precisa ir da lixa 60 até a 220, por exemplo. Avalie as condições da madeira e, ao longo do processo, sinta quantas e quais trocas serão necessárias para alcançar o efeito esperado.

Como lixar Madeira – Principais ferramentas elétricas

Quando falamos sobre como lixar madeira, não há muitos segredos como vimos acima. Mas existe um fator que fará bastante diferença: o uso de ferramentas elétricas! Para escolher, considere o tamanho da peça e a recorrência com a qual você fará projetos de restauração.

Conheça abaixo as principais lixadeiras para locação aqui na Loxam Degraus.

Lixadeira de Cinta (Elétrica)

Equipamento extremamente versátil, a Lixadeira de Cinta (Elétrica) pode trabalhar em superfícies como madeira, vidro e metal, dependendo apenas do tipo de lixa utilizada.

Lixadeira Orbital (Elétrica)

A lixadeira orbital ou lixadeira roto orbital é uma ferramenta elétrica indicada para trabalhos de acabamento e nivelamento de superfícies.

Lixadeira Angular 7″ (Elétrica)

Ideal para os trabalhos de lixamento de metal e madeira, a Lixadeira Angular 7” é indicada para trabalhos no setor automotivo, serralherias e indústrias.

Lixadeira Oscilante (Elétrica)

A lixadeira oscilante ou orbital é uma ferramenta elétrica indicada para trabalhos de acabamento e nivelamento de superfícies. A locação de lixadeira oscilante permite a você utilizar um equipamento de nível profissional nos trabalhos que precisa realizar em madeira, aço e metal.

Plaina Elétrica

A Plaina Elétrica é um equipamento indicado para trabalhos de nivelamento de madeira. Na Loxam Degraus você encontra um modelo leve e potente de plaina elétrica para locação, que possui regulagem de profundidade de nivelamento e pode ser acoplado a um aspirador para que não haja emissão de pó pelo local.

Gostou dos equipamentos, mas não quer investir na compra dos equipamentos? Se quiser economizar dinheiro e garantir eficiência na hora de lixar madeira, aposte no aluguel de lixadeira aqui na Loxam Degraus!

Ferramentas Elétricas para Lixar Madeira

Aluguel de Ferramentas Elétricas para madeira é na Loxam Degraus!

Agora você sabe como lixar madeira, não é? Então, aproveite e conheça todas as soluções da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre como lixar madeira? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus