Como fazer uma Compactação de solo eficiente

É extremamente importante saber como fazer compactação de solo, pois a atividade tem um papel fundamental durante obras em diferentes tipos de solos e exige muita responsabilidade do profissional.

O processo de compactação dos solos é aplicada com o objetivo de aumentar a densidade e prevenir erosões/rupturas, que poderiam colocar em risco toda a estrutura feita em cima dessa área.

Mas o que é compactação do solo?

 

Sabemos que muitas obras exigem uma alteração significativa do terreno para que a obra possa ser realizada. É nesse momento que o profissional precisa compactar o solo, sempre respeitando as características do material utilizado.

O intuito é conseguir reduções do vazio e da umidade para que o solo seja o mais adequado para a finalidade em que ele foi pensado.

Atualmente, a compactação do solo pode ser feita manualmente ou por meio de equipamentos de pressão, impacto e/ou vibração. Embora os dois meios sejam eficientes, o uso de equipamentos reduz consideravelmente o tempo de trabalho.

A origem da compactação do solo

 Os primeiros estudos sobre compactação de solo foram feitos na década de 1930, pelo engenheiro Raph Proctor, que contribuiu com a área ao compartilhar os seus métodos de compactação. As avaliações feitas por Proctor concluíram que um solo compactado deve ter sua necessidade definida pela quantidade de energia de compactação e umidade.

A Energia de Compactação também é conhecida como Esforço de Compactação, e é definida como o trabalho que precisa ser feito em uma amostra de solo. Outra importante informação que o profissional precisa ter acesso é quanto à Curva de Compactação, pois ela identifica o ramo ascendente e descendente do solo.

Entende-se por ramo ascendente a parte em que a água é capaz de lubrificar as partículas para que seja mais fácil o arranjo do solo. Esse procedimento garante que seja possível acrescentar a massa com aparência mais seca. Já com relação ao descendente, o papel da água é o de amortizar a compactação do solo e oferecer uma amostra que tem mais a presença da água que sólidos. Nesse caso, remove uma quantidade específica de massa seca.

Ensaio de compactação do solo

É por meio do Ensaio de compactação que se torna viável a obtenção da curva gráfica responsável por definir a quantidade ideal da umidade e densidade seca em um solo. A NBR-7182/86 é a Norma Regulamentadora que orienta quais os procedimentos são permitidos para obter as respostas mais apropriadas.

Equipamentos de Compactação de Solo

Para que seja possível compactar o solo os profissionais utilizam máquinas de energia, impacto e/ou vibração. Confira abaixo os equipamentos que você pode utilizar para este tipo de trabalho:

Compactador de Solo

É um equipamento ideal para uso em áreas de confinamento como, por exemplo, as obras de saneamento ou instalações hidráulicas/elétricas.

Placa Vibratória

As placas vibratórias são recomendadas para solos ‘’granulares’’ como o asfalto, brita, areia etc. E são mais indicadas para uso em pequenas áreas.

Rolo Compactador

O rolo é utilizado por meio de força vertical, que é capaz de reduzir o volume vazio do solo. Ele é constantemente utilizado em asfaltos por ter alta resistência em trabalhos mais pesados e de longa durabilidade.

Rolo Compactador Pé de Carneiro

O rolo Pé de Carneiro produz força tanto vertical quanto horizontalmente, o que permite o uso em solos argilosos. Suas características não permitem o uso em solos granulares.

Conheça todos os equipamentos para compactação da Degraus

2 Comments

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.