Como fazer concreto na betoneira

A betoneira é um dos equipamentos fundamentais de uma obra, pois é a responsável por misturar materiais como argamassa, cimento e concreto para diversos fins, deixando a massa uniforme e pronta para uso durante a construção. Esse equipamento substitui o trabalho manual e consegue otimizar o tempo, gerar economia e mais produtividade. Portanto, se você quer de uma vez por todas acertar na hora de fazer a massa, aprenda agora como fazer concreto na betoneira. Acompanhe esse conteúdo!

O que é e como usar uma betoneira

Antes de entender como fazer concreto na betoneira é importante conhecer o equipamento como um todo. Além disso, saber como manuseá-lo pode evitar acidentes. Então vamos lá!

 

A betoneira é um grande cilindro redondo, utensílio básico na rotina da construção civil. Apesar de menos comum, também é usada para misturar grandes quantidades de alimentos para animais e em indústrias de plásticos.

 

Existem 4 tipos de betoneira no mercado, são elas: semi-fixa, fixa, móvel e automática. A sua grande vantagem em vista do processo manual é a otimização de tempo, pois o mesmo processo sem a máquina demora muito mais.

 

Ela é composta de um tambor rotativo responsável por realizar um giro constante, preparando a massa. Contém pás de mistura que ficam dentro do tambor ajudando na mistura, braço reforçado, volante e outros elementos que compõem a sua estrutura completa.

Agora, atenção: é comum haver acidentes durante o processo por conta de descargas elétricas. Para evitar isso, aterre a betoneira e certifique-se de que os cabos estão protegidos.

E por último, antes de chegarmos no passo a passo de como fazer concreto na betoneira, não dispense o uso de EPI’s. Os equipamentos de proteção individual são fundamentais para garantir a segurança de quem fará manuseio da máquina. Entre os equipamentos estão os óculos, botas, luvas, máscaras, protetores auditivos e roupa adequada.

Aprenda como fazer concreto na betoneira em 5 passos

Siga estas instruções em nosso vídeo e você terá um grande rendimento do material e garantia de um concreto de qualidade. Acompanhe!

 

 

1. Tudo começa com a localização da betoneira. Coloque ela de preferência em um local plano, próximo a onde deseja colocar o concreto, de modo que possa fazer a massa de concreto em um ângulo de 45°.  Vale lembrar também a importância do uso de EPIs.

 

2. Com a betoneira em funcionamento, coloque os materiais na ordem abaixo:

  • 1 lata de cimento
  • 2 latas de areia
  • 3 latas de pedra
  • 1 lata de água

Com uma lata de 18 litros, essa quantidade de materiais irá produzir aproximadamente 0,07 m³ de concreto ou 70 litros de concreto.

 

3. Para adicionar os materiais, siga a seguinte ordem: primeiro as pedras, depois a água, cimento e por fim a areia. Deixe o equipamento girando para misturar tudo por alguns minutos.

 

4. Incline a betoneira e despeje o concreto no local indicado ou em um carrinho de mão até o local desejado. Com auxílio de um rastelo espalhe o material sobre a superfície.

 

5. Por fim, caso seja necessário, adicione mais brita a mistura que sobrar na betoneira para dar consistência ao produto que ainda será usado.

 

Tabela de traço de concreto

Saber a correta proporção permite um trabalho exemplar e com ótimos resultados. Para isso, leva-se em consideração o traço:

1:a:p e 1:a”:p”

a= peso do agregado miúdo
p= peso do agregado graúdo
a”= volume do miúdo
p”= volume do graúdo
*Equivalente a cada 1 kg de cimento.

Encontre o modelo de betoneira que você deseja e alugue com a gente

A locação de betoneiras permite utilizar as máquinas de qualidade com melhor custo-benefício. É possível utilizá-las com diferentes litros. No entanto, a mais comum é de 400 litros. Veja as melhores opções para a produção de concreto, acessando nosso site:
Betoneira Trifásica 400 litros

Betoneira de 600 litros

Betoneira Monofásica de 400 litros

 

Há muitas vantagens de optar pela locação, a primeira de todas, sem dúvida é a garantia da qualidade do produto e bom estado dos fios. Deseja alugar uma Betoneira? Solicite um orçamento com a gente e encontre ótimas formas de pagamento.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.