Como Fazer A Manutenção Do Compactador De Solo

Todos sabem que, para o bom resultado de uma obra, os detalhes inerentes ao trabalho devem ser avaliados com cuidado. Por esse motivo, a manutenção do compactador de solo é tão importante quanto qualquer outro equipamento de construção. Neste artigo, vamos abordar dicas de como mantê-lo sempre em boas condições. Veja! 

 

Por que fazer a manutenção do compactador de solo? 

 

Como citado acima, o compactador de solo merece a mesma atenção dos outros equipamentos utilizados em uma construção. Portanto, é primordial que seja feita a verificação diária dos níveis de fluido hidráulico, de arrefecimento, de combustível e das condições dos filtros. 

 

Talvez você possa pensar que esses cuidados pareçam óbvios, mas, saiba que eles são considerados essenciais para manter a boa conservação do equipamento. Além de ajudar a identificar pequenas irregularidades — que se não forem corrigidas — podem causar danos ainda maiores.

 

Outro fator que deve ser levado em conta, é que além do desgaste oriundo das horas trabalhadas, algumas situações podem interferir no desempenho do equipamento, tais como o uso inadequado e a falta de preservação. Situação que, pode ser evitada quando a manutenção do compactador de solo é feita de maneira eficaz.

 

Passo a passo para fazer a manutenção correta 

 

Para que seja realizada da maneira correta, a manutenção do compactador de solo passa por um procedimento padrão, no qual é feita a verificação e o reaperto geral dos parafusos e coxins — bem como a lubrificação cotidiana do redutor de fração, existente em alguns modelos.  

 

E quais os benefícios?

 

Realizar a verificação dessas peças é capaz de evitar danos maiores ao equipamento, tais como o acúmulo de limalhas nos rolamentos, o que pode provocar o emperramento do excêntrico durante a operação. Assim como, vale ressaltar que cada modelo de compactador de solo trabalha com folgas determinadas pelos fabricantes — para a montagem do excêntrico. 

 

Desse modo, no momento da manutenção, é importante que tais parâmetros sejam conhecidos e respeitados — de maneira contrária, pode ocorrer o superaquecimento e travamento quando em operação, comprometendo o andamento da obra, além de causar danos à máquina. 

 

Encontre o compactador de solo no melhor lugar 

 

Agora que você já sabe a importância da manutenção do compactador de solo, escolha os melhores equipamentos para a sua obra, aqui no Grupo Degraus. Acesse o nosso site e adquira o seu compactador de solo hoje mesmo! 

 

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.