Como fazer a manutenção de compressores de ar comprimido?

Há dois tipos de manutenção de compressores de ar comprimido: a preventiva e a corretiva. Ambas precisam ser feitas, quando houver necessidade, para garantir que o equipamento possa funcionar corretamente.

Esse tipo de procedimento deve ser feito por um técnico especializado, pois o equipamento possui peculiaridades que precisam ser respeitadas. Deste modo, garante-se um resultado mais satisfatório.

Manutenção de compressores de ar comprimido prolonga a vida útil do equipamento

Todo produto que é fabricado possui um tempo de vida útil. E esse período pode ser prolongado, sem deixar de lado a qualidade, quando há investimentos reais em manutenções que são capazes de melhorar o desempenho dos compressores de modo significativo.

Confira esses 5 procedimentos importantes para a manutenção de compressores.

  1. Troca de óleo

A quantidade de óleo de lubrificação presente no compressor determina como ele funcionará. Níveis abaixo do esperado comprometem diretamente no desempenho do equipamento. Por este motivo, recomenda-se que, quando o uso do compressor seja recente, faça-se uma verificação semanal e trocar o óleo depois do primeiro mês de utilização.

Após esse período, a troca do óleo pode acontecer a cada três meses. Na dúvida, leve em consideração o que é recomendado pelo fabricante.

  1. Limpeza semanal

Outro fator determinante para que possa usufruir dos compressores com máxima eficiência é realizar uma limpeza semanal, pois é comum que haja um acúmulo de resíduos no equipamento e deixá-lo prejudica o funcionamento, principalmente sobre o que diz respeito à dispersão do calor.

  1. Checar tensão da correia

Mensalmente, é necessário verificar como está a tensão das correias para que possam funcionar corretamente. Se em menos tempo, você perceber qualquer tipo de modificação no funcionamento, não hesite em pedir ajuda de um técnico.

  1. Testes de segurança

Acidentes de trabalho são passíveis de acontecer quando há algum tipo de manobra incorreta, desatenção ou falha de equipamento. Para que não haja esse tipo de situação durante o uso vale a pena realizar os devidos testes de segurança como, por exemplo:

  • Confirmar que não há vazamentos nas válvulas.
  • Realizar testes na válvula de segurança;
  • Analisar as tubulações.
  1. Limpeza do filtro de admissão

Ao menos uma vez por mês, é importante que retire o filtro de admissão para que seja possível limpá-lo corretamente. Caso o uso seja contínuo, a limpeza desse componente pode ser feito uma vez por semana.

Empresa de Compressores

Uma boa saída para quem deseja ter um compressor, mas não quer comprá-lo e, consequentemente, se preocupar com manutenções, é o de fazer a locação do equipamento. Essa escolha permite ter um produto já pronto para uso e reduzir os gastos.

Para você que deseja alugar um equipamento e está em busca de uma empresa de compressores, a Degraus tem diversas opções como compressores elétricos de ar, a diesel ou a gasolina com diferentes vazões.

Confira os modelos de compressores para locação

Em nosso artigo Tipos de Compressores de Ar Comprimido: Informações e Modelos, nós detalhamos como o equipamento funciona, utilidades e os melhores modelos.

Decidiu alugar? Faça já o seu orçamento conosco. Preencha nosso formulário:

Quero receber um orçamento personalizado para alugar compressores

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.