Como colocar piso: confira o passo a passo e dicas importantes

O modo como colocar piso no chão influencia muito além da estética do ambiente, atinge diretamente a qualidade do serviço apresentado pela empresa contratada, por isso é importante seguir o que estabelece as Normas Brasileiras Reguladoras (NBRs).
As principais normas para o segmento são: NBR 13.753; 13.754 e 13:755, mas fique atento a todas as outras que conduzem os trabalhos em diferentes obras.

Passo a passo de como colocar piso

Cada tipo de piso necessita de uma boa avaliação do profissional para que seja possível assentar o produto corretamente.
As dicas a seguir são direcionadas ao piso de cerâmica

1 – Organize os equipamentos

Parece simples, mas manter a organização durante um trabalho pode ser um desafio para muitos profissionais. No entanto, saber exatamente quais equipamentos e a sequência em que serão utilizados facilitam o seu dia a dia e economiza o seu tempo.

Veja algumas das ferramentas que você vai precisar de:

  • Betoneira;
  • Desempenadeira;
  • Colher de pedreiro;
  • Esquadro;
  • Martelo de borracha;
  • Trena etc.

Faça sempre uma lista de tudo que vai precisar e depois disso confira se está com todas as ferramentas apropriadas.

2 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Em hipótese alguma comece um trabalho sem o uso dos EPIs apropriados, pois eles que promovem a segurança durante todo o período. Caso você tenha um cargo de liderança na empresa, confira se todos os profissionais utilizam os equipamentos, e promova ações de conscientização da importância deles.

Para colocar piso, recomendamos o uso de:

Confira mais mais EPIs

3 – Materiais

Saber como colocar piso é também buscar por materiais que são indispensáveis como o uso de água limpa, a argamassa certa para cada piso (como argamassa colante e de rejuntamento) e a massa indicada para o contrapiso, entre outros materiais específicos para pisos.

4 – Limpeza

Quando for colocar o piso, lembre-se de deixar toda a superfície muito bem limpa. Vale ressaltar que a mesma precisa ser regular e sem obstáculos para gerar um bom resultado, e fazer o assentamento ideal.

5 – Consulte o projeto

Quando é feito o projeto do imóvel há uma parte descrita como “paginação do piso”. Ela indica exatamente onde começar a colocar o piso. É necessário consultá-la para seguir a ordem correta.

6 – Argamassa

Inicie a colocação do piso com a aplicação da argamassa. Para isso, use o lado liso da desempenadeira para aplicar e o lado dentado para espalhar.

Dica importante: O ideal é não ultrapassar o tempo de 1h30 para usar a argamassa, depois de tê-la misturado com água.

7 – Coloque o piso

Com todo o cuidado e respeitando os espaçamentos, insira o piso em cima da argamassa. É preciso utilizar o martelo de borracha para assentar o piso.

8 – Acabamento

Em partes que faltar ou sobrar piso, você pode fazer o rejuntamento, os recortes e os devidos ajustes que devem ser feitos antes de finalizar o trabalho.

A liberação para uso do piso é feita depois de 72 horas do procedimento.

Gostou das nossas dicas? Comente e compartilhe o nosso conteúdo.

Leia também:

Como tirar nível: Dicas para uso com mangueira ou nível a laser

Quer saber mais sobre locação de diversos produtos para a sua obra?
Entre em contato agora com a Degraus!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.