Como calcular a quantidade de degraus para escada

Quando falamos de construções e reformas, muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas: como assentar piso? Como calcular a quantidade de tijolos? E uma outra que responderemos no texto de hoje: como calcular a quantidade de degraus para a escada! Esse último tópico é fundamental, afinal, garantir uma escada bem calculada é confortável, segura e respeita todas as normas definidas pelo Corpo de Bombeiros. Vem com a gente para entender melhor como tudo isso funciona.

Quais são os elementos que compõem uma escada?

Antes de falarmos sobre como calcular degraus para escada, precisamos entender todos os elementos que fazem parte dessa estrutura.

Piso

A superfície que pisamos ao subir a escada é essencial para assegurar conforto e segurança.

Espelho

Nesse caso, trata-se da superfície vertical entre um degrau e o outro. Para ilustrar: é onde batemos com a ponta do pé ao subir a escada.

Patamar

Estamos falando da superfície horizontal mais alongada que os degraus. O patamar serve como descanso ao subir uma escada que apresenta grandes alturas. Importante destacar: nem toda escada possui patamar. Por exemplo, estruturas maiores que 2,90m devem ter um patamar intermediário.

Guarda-corpo

O guarda-corpo é o elemento vertical que nos protege de quedas, tanto ao subir quanto na hora de descer uma escada.

Corrimão

O corrimão faz parte do guarda-corpo e serve como apoio para as pessoas subirem ou descerem a escada.

E a dúvida: como calcular a quantidade de degraus para escada?

Agora que já sabemos quais são os elementos de uma escada, vamos falar sobre como calcular a quantidade de tijolos.

O processo é bem simples, na verdade: para atingir o número, devemos dividir a altura total de metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. Não esqueça: a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente. Você deve calcular do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância completa que a escada precisa atender.

Viu como é fácil calcular degraus para escada? Mas na dúvida, sempre recorra a um profissional da área, pois é garantia de um serviço preciso! E lembre-se: precisando de equipamentos e produtos para a sua reforma? Nós temos o que você busca!

Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais e mostre para os seus contatos como calcular a quantidade de degraus de uma escada!

Acompanhe nossas postagens toda semana e saiba mais sobre o segmento de construção civil e seus equipamentos.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.