Blog

Casa de Alvenaria – 5 dicas de reparos essenciais

29 de abril de 2021
Casa de Alvenaria

Construir e tornar o seu lar um lugar agradável, seguro e confortável não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso se atentar a aparência do imóvel e a sua funcionalidade, garantindo assim, que tudo opere da melhor maneira possível. Pensando nisso, preparamos um artigo especial com 5 dicas de reparos em casa de alvenaria.

5 reparos para casa de alvenaria

Antes de começar com a nossa lista de dicas, precisamos destacar alguns itens que são primordiais para uma boa reforma: o compressor de ar e as ferramentas elétricas. Tratam-se de equipamentos que fazem toda a diferença na hora de reparar paredes, vazamentos, pias e muito mais.

Vamos para as nossas dicas?

Casa de Alvenaria dicas de reparos

1. Pintura das paredes

O visual da casa passa muito por uma boa pintura, sendo peça-chave para gerar valor estético ao imóvel. Dessa forma, é fundamental realizá-la com perfeição, além claro, de cuidar de toda a limpeza após o serviço.

Veja o que você precisa para desenvolver esse trabalho:

  • Lixas para limpar a superfície;
  • Pincéis para pintar os cantos;
  • Jornais ou sacos para cobrir o chão;
  • Fita adesiva para proteger maçanetas e tomadas;
  • Rolos e recipiente para misturar a tinta;
  • Tinta.

Sobre a cor, lembre-se sempre de considerar, além do seu gosto pessoal, alguns critérios práticos. Por exemplo, saiba que paredes brancas aproveitam melhor a iluminação natural, diminuindo seu gasto com energia elétrica. Já as cores claras, como azul bebê e lilás nos quartos ajudam a induzir o sono.

Uma dica muito especial aqui é apostar no aluguel de compressor de ar para um serviço ainda mais caprichado.

2. Manutenção elétrica

Aqui cabe um aviso: só faça esse trabalho se realmente tiver capacitação técnica, pois ele apresenta alguns riscos. Além disso, é importante contar com equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar acidentes (em serviços mais complexos).

Contudo, trocar lâmpadas e chuveiros, por exemplo, são manutenções que podem ser feitas por qualquer pessoa, claro, com todo cuidado – como desligar o disjuntor antes de começar.

É importante, nesses casos, possuir ferramentas, como chave de fenda e alicates, escada, além de fita isolante. Caso o trabalho ofereça perigo, o melhor a se fazer é contratar um profissional.

3. Reparo de vazamentos

Vazamento de água é uma verdadeira dor de cabeça. Afinal, somente quando chega a conta é que percebemos o tamanho do prejuízo.

Para saber como resolver esse problema, devemos observar os sinais. O primeiro, como destacamos acima, é quando a conta de água vem muito mais cara (sem motivos). Após isso, cheque as principais saídas para identificar a origem do problema. Na maior parte dos casos, podem ser torneiras ou vaso sanitário.

É muito comum a falha relacionar-se com válvulas ou borrachinhas desgastadas ou afrouxadas, algo que é fácil de trocar ou apertar. Um material muito usado para evitar vazamentos é a veda rosca, podendo ser usado nas mais diversas tubulações hidráulicas. Outro equipamento muito útil nessas situações é o Scanner de Parede que permite a detecção de tubos plásticos, metais ferrosos, metais não ferrosos, subestruturas de madeira, cabos energizados, antes de iniciar o trabalho de perfuração de paredes, vigas ou pilares.

4. Jardinagem

A sua casa de alvenaria possui um jardim? Então, saiba que ele precisa de cuidados sim!

Uma coisa podemos adiantar: o tamanho do jardim é que vai determinar o cuidado que ele terá. Contudo, de maneira geral, temos um protocolo básico: regar e aparar, seja com um cortador de grama ou aparador elétrico.

Lembre-se também de usar inseticidas, para evitar que pragas estraguem esse ambiente.

5. Desentupindo as pias

Quem nunca sofreu com a pia entupida, certo? Felizmente, saiba que resolver essa questão é mais fácil do que parece. Para resolver, basta desenroscar o sifão, retirar o que está bloqueando o fluxo de água, lavá-lo com escova e posicioná-lo de volta.

Equipamentos fundamentais para reformas em casa de alvenaria

Anotou todas as nossas dicas? Então, para fechar, confira uma relação de equipamentos que serão essenciais para reformas:

Equipamentos e ferramentas para Casa de Alvenaria

  1. Furadeira Elétrica: aqui na Loxam Degraus, você encontra algumas variações de furadeira elétrica. Elas são indicadas para perfurações em paredes de alvenaria, estruturas de madeira, drywall, metais ou plásticos. O aluguel de furadeira é muito indicado para profissionais da construção civil, mas também para amadores que precisam fazer uma perfuração em casa. Na Loxam Degraus, você encontra o melhor modelo de furadeira de impacto para locação.
  2. Lixadeira Orbital: a lixadeira orbital ou lixadeira roto orbital é uma ferramenta elétrica indicada para trabalhos de acabamento e nivelamento de superfícies. A locação de lixadeira orbital permite a você utilizar um equipamento de nível profissional nos trabalhos que precisa realizar em madeira, aço e metal. Na Loxam Degraus você encontra sempre os melhores modelos de equipamentos para realizar o aluguel de lixadeira orbital.
  3. Andaime Tubular: o Andaime Tubular é indicado para trabalhos em altura. São peças que se encaixam para formar uma estrutura tubular que permite ao profissional fazer trabalhos em altura como pintura, gesso, limpeza, chapisco em muro, manutenções prediais, etc. A locação de Andaime é uma opção barata e que traz mais segurança para os profissionais. Temos diferentes tamanhos disponíveis.
  4. Compressor de ar: o compressor de ar é um equipamento capaz de produzir ar comprimido de forma contínua para que os equipamentos possam funcionar de maneira adequada, executando as tarefas no seu projeto, seja na sua empresa ou em casa. Ele é ideal para realizar trabalhos de demolição, alvenaria, asfalto, perfurações de rochas e jateamento, além de aplicações industriais diversas.No Grupo Loxam Degraus, você encontra para locação compressores de ar a diesel ou elétrico de diferentes marcas. A vazão que os equipamentos fornecem vão de 5 a 840 pcm e a pressão de 7 a 12 BAR.
  5. Martelete Perfurador: O martelete perfurador é um equipamento indicado para perfurações, remoção de azulejo e demolições leves em concreto e alvenaria. Também conhecido como Martelete e Furadeira, esse modelo possui dupla função bate e fura, sendo uma opção versátil para diferentes trabalhos de perfuração e demolição leve.

Aluguel de Equipamentos para Casa de Alvenaria é na Loxam Degraus

Agora você sabe fazer pequenos reparos em casa de alvenaria, não é? Então, aproveite e conheça todas as soluções da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço de nossos clientes e parceiros.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre casa de alvenaria? Não se esqueça de contar com a Loxam Degraus para alugar inúmeras máquinas e equipamentos. Além disso, continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos desse segmento.

Até o próximo artigo!

Receba dicas e novidades

Siga a Loxam Degraus