Aprenda como colocar cerâmica em pequenas reformas

O piso quebrou? Está precisando fazer uma reforma em sua casa e não quer contratar alguém para essa atividade? Então, esse conteúdo foi feito para você. Aprenda agora como colocar cerâmica e com algumas tarefas simples será possível ter um serviço profissional!

Como colocar cerâmica sozinho em 7 passos

Antes de tudo, é importante esclarecer que embora citamos sobre reforma, os passos a seguir servem perfeitamente para te ajudar a como assentar piso em ambientes maiores.

Agora, considere também o tipo de piso que pretende colocar. Dependendo do modelo da cerâmica, ele poderá usar menos ou mais água no processo. Para saber a medida ideal pergunte a um profissional ao comprar a argamassa.

O que você vai precisar

Nesta lista contém as ferramentas básicas para tornar seu processo eficiente e seguro:

  • Desempenadeira;
  • Martelo de borracha;
  • Pano úmido ou esponja (para tirar o excesso de argamassa);
  • Espaçadores e/ou niveladores;
  • Espátula;
  • EPI’s.

Assim que você decidir sobre o piso e a argamassa mais indicada é hora de preparar o local:

1. Prepare o ambiente para aplicação

É importante que o piso do local esteja sem irregularidades, poças, umidade ou sujeiras. Todas essas condições podem prejudicar a aplicação da argamassa. Não é necessário molhar a cerâmica ou a deixar de molho de um dia para o outro.

2. Escolha por onde começar

Pode parecer bobo, mas não definir isso logo de início pode te dar trabalho no final. Verifique a paginação e o ponto inicial de instalação. Em locais com muitos recortes, como no banheiro, o indicado é começar pela porta. Assim, eles ficam para o final, onde estarão menos aparentes.

3. Prepare a argamassa

Em terceiro lugar, considerando que o local já tem contrapiso, coloque a argamassa em uma bacia e adicione água. Misture até formar uma massa homogênea e sem bolinhas. Lembre-se de não passar da quantidade ideal de água. Deixe a massa de molho por 15 minutos e a utilize em até 1h30.

4. Aplique a argamassa

Com auxílio do lado liso de uma desempenadeira, aplique a primeira leva de argamassa sobre a cerâmica e depois sobre o contrapiso. Em pisos com tamanho igual ou superior a 30 x 30 cm repita a ação novamente, formando uma dupla camada. Na sequência, use o lado com “dentes” da ferramenta para fazer linhas paralelas na massa.

Pegue uma peça e aplique sobre o contrapiso levemente. Use agora o martelo de borracha e dê leves batidas sobre o piso. Assim as linhas são amassadas ajudando em sua fixação. Repita essa ação nos demais pisos.

5. Coloque espaçador (opcional)

Nesta etapa, aplicar o espaçador pode te ajudar a ter mais controle dos espaços entre uma peça e outra. Tanto ele quanto o nivelador auxiliam no alinhamento dos pisos. Mas caso você já tenha certo conhecimento essa medida é dispensável.

6. Fazendo os recortes nas peças

Nos espaços que precisam de recortes, faça as medidas necessárias e corte as peças com ajuda de serra mármore, serra bloco de mesa ou turquesa. Se necessário, peça a ajuda de um profissional nesta fase. Volte ao passo 4 se necessário, pois a ação será a mesma.

7. Aplique o rejunte

Espere 72h, limpe o local e aplique o rejunte no ambiente com uma espátula. Pressione para baixo, contra os dois lados das peças até que preencha o espaço por completo. Ele deve ficar liso e uniforme. Espere até 1h e realize o acabamento final.

Pronto, simples, não é? Para fazer a limpeza total do ambiente aguarde até dois dias.

Essas dicas te ajudaram? Então, compartilhe com seus amigos e conte com a nossa equipe para te manter bem informado sempre! Para encontrar alguns dos produtos citados nesse artigo entre em nosso site. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.