5 dicas essenciais para polimento de piso de porcelanato

Uma das opções preferidas das pessoas, o piso de porcelanato exige alguns cuidados específicos para se manter bonito, elegante e com aquele brilho inconfundível. Se você deseja investir neste material para conferir leveza e amplitude à sua casa, não deixe de ler todo o conteúdo do artigo. Preparamos 5 dicas essenciais para o polimento de piso de porcelanato.

Polimento de Piso de Porcelanato: como fazer?

A notícia boa: é fácil manter um piso de porcelanato limpo, mas é preciso seguir alguns cuidados para não danificar o material. Por exemplo, você sabia que se deixar detergente agindo por muito tempo no piso ele pode ficar manchado? Além disso, você sabia que existe um equipamento perfeito para polir o piso? A popular politriz! Por dúvidas como essa que separamos as dicas a seguir.

1º Dica: opte sempre pela combinação de água e detergente neutro

Existem inúmeras opções de produtos de limpeza que prometem facilitar a higienização do seu piso, mas temos uma ressalva: apesar de serem bem resistentes, os pisos de porcelanato possuem uma camada esmaltada que pode manchar com a mistura errada dos materiais de limpeza. Sendo assim, prefiro a clássica e segura combinação de água e detergente (ou sabão) neutro.

A forma correta de fazer a limpeza nesse caso é diluir o detergente ou sabão na água e aplicar no piso, portanto, nunca despeje o produto diretamente no chão. Lembre-se também de respeitar a proporção de uma colher de sopa para cada cinco litros de água. Além disso, como vimos antes, não deixe o detergente por muito tempo no piso, pois pode manchá-lo assim também.

2º Dica: para o polimento de piso, aposte na politriz

Os pisos de porcelanato são rígidos e apresentam baixa porosidade, além dos seus rejuntes serem mais finos e acumularem menos poeira. Contudo, é inevitável que surja uma ou outra mancha. Nessas horas, a dica anterior não será suficiente. Dessa forma, será preciso utilizar um equipamento específico para polir o piso: a politriz! Ela é ideal para remover adesivos, tinta, epóxi e massa corrida.

3º Dica: depois de reformas, use produtos específicos para pós-obra

Uma situação muito comum são reformas e até mesmo obras na residência. Como cuidar da limpeza e polimento do piso nessas situações? Simples: com produtos feitos especificamente para o pós-obra. Aliás, o principal inimigo nesse caso é o tempo; portanto, não espere muito para limpar o porcelanato após ele ser assentado.

Esses materiais para limpeza pós-obra são, normalmente, feitos à base de solventes. Ou seja, use com cuidado! Leia as instruções do fabricante e, em hipótese alguma, ultrapasse o tempo de ação orientado no rótulo.

Uma dica bacana: teste um pouco do produto em uma parte escondida e pequena do piso, assim, será possível ter certeza de sua eficiência.

4º Dica: não use materiais ácidos, clorados ou abrasivos

Já destacamos antes que a resistência é um dos principais diferenciais do porcelanato. Contudo, temos que ter muito cuidado em relação aos produtos que usamos no piso. Se até com detergente temos ressalvas, imagine com produtos ácidos, clorados ou abrasivos? A orientação é que evite o máximo possível, já que dependendo do piso, o esmalte da peça pode ser danificado.

Então, nem considere o uso de sabão em pó, água sanitária, soda cáustica, saponáceos ou amoníacos. Além disso, as vassouras com cerdas mais pesadas também devem estar fora de cogitação quando o assunto é limpeza e polimento de piso.

5º Dica: conheça alguns truques

Para evitar todos esses problemas, existem alguns truques interessantes: proteger os pés dos móveis com feltro, usar capachos de boa qualidade e sempre limpar o piso imediatamente que algo cair sobre ele.

Se mesmo assim alguns defeitos surgirem, você sempre pode recorrer aos equipamentos desenvolvidos especificamente para polimento de pisos, como a politriz que já citamos anteriormente.

O que achou do nosso artigo sobre polimento de piso de porcelanato? Conseguiu entender melhor como resolver esse problema? Não deixe de acompanhar o nosso blog para receber mais esse tipo de conteúdo.

Nos vemos no próximo artigo!

Deixe seu comentário

Seu endereço não será publicado.